INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.696

INFORMATIVO N° 1.696

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 16/02/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

VINÍCOLA GAÚCHA TEM O MELHOR ESPUMANTE DO BRASIL

A vinícola Guatambu, localizada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, recebeu o selo de melhor espumante do Brasil pelo Guatambu Nature Blanc de Blancs, um espumante feito totalmente com a variedade Chardonnay, a partir de vinhas plantadas em 2004. A escolha foi feita pelo Descorchados 2023.

“O guia de vinhos coordenado por Patricio Tapia traz avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, a partir da degustação de mais de 4 mil vinhos em cada edição. O lançamento do Guia Descorchados será nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo, e 13 de abril, no Rio de Janeiro”, indica a vinícola, por meio de sua assessoria de imprensa.

Nesse contexto, além do Guatambu Nature Blanc de Blancs, os rótulos Épico, Isadora Nature Rosé, Guatambu Extra Brut Blanc de Blancs, Luar do Pampa Gewürztraminer, Veste Amarela e Rastros do Pampa Sauvignon Blanc também foram destacados na publicação. “Nossos rótulos tintos vêm se destacando nos últimos anos em diferentes e respeitadas premiações”, lembra Valter José Pötter, diretor-proprietário da vinícola Guatambu.

“Receber este destaque agora para brancos, laranjas e espumantes nos dá uma sensação de trabalho bem feito nos mais diferentes tipos de vinho. A elaboração do nosso espumante tem um diferencial logo no início do processo. As uvas chegam na vinícola no máximo uma hora depois de colhidas, passam por resfriamento em câmara fria a zero grau e o processamento se inicia de 24 horas, com as frutas em temperatura de 5 graus, o que preserva muito melhor as características da uva, os aromas e sabores e evita oxidações”, complementa.

Fonte: Portal Agrolink

 

 

COM CASOS CONFIRMADOS NA ARGENTINA E URUGUAI, BRASIL REFORÇA VIGILÂNCIA PARA EVITAR GRIPE AVIÁRIA

 

Diante da recente confirmação de casos de gripe aviária na Argentina e no Uruguai, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta quarta-feira (15) que o Brasil continua livre da doença, mas está aumentando o status de vigilância.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.

“Estamos tomando providências preventivas, reforçando nosso sistema de vigilância nas fronteiras, mas garantindo que, por ora, o Brasil continua com status livre da gripe aviária”, disse Fávaro, ressaltando que a doença não é transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.

Além do aumento das medidas de vigilância ativa, que inclui o fortalecimento da fiscalização pelo Ministério da Agricultura, o ministro destacou a importância da vigilância passiva, que é a comunicação da doença por produtores e pelos cidadãos que percebam sintomas em aves caseiras ou silvestres.

Ao perceber aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre, a informação deve ser feita imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial municipal ou pela internet na plataforma e-Sisbravet.

O ministro também destacou a eficiência do sistema de vigilância do Brasil.

“Temos um bom sistema, que previne muito. Estamos preparados para enfrentar e continuar garantindo as nossas exportações e o status de um país que tem liderança regional na vigilância sanitária”, disse.

Casos suspeitos de gripe aviária no Brasil

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil.

Recentemente, foram encontradas duas aves com sintomas no Rio Grande do Sul e uma no Amazonas, mas após coleta e análises de amostras, foi descartada a hipótese de H5N5.

As amostras são enviadas ao laboratório de referência em Influenza Aviária, o LFDA- SP, em Campinas.

O LFDA é referência para a detecção da Influenza Aviária na América Latina, tendo confirmado casos em países vizinhos do Brasil.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, informou que o risco mais alto e agudo da entrada da doença no país acontece até abril e maio, pois o risco é relacionado à migração das aves.

“Estamos passando pela fase aguda de risco de ocorrência, até elas voltarem à sua migração natural que ocorre todos os anos para o hemisfério norte”, disse.

Na tarde de hoje, o Mapa está realizando reunião com todo o Sistema Brasileiro de Defesa Agropecuária, que reúne órgãos públicos e representantes da iniciativa privada, para estabelecer a cadeia de comando e ação para os casos de detecção ou sintoma de influenza aviária.

O Departamento de Saúde Animal também está em contato em tempo real com as autoridades sanitárias dos países vizinhos, segundo Goulart.

O Mapa também já tem um plano de contingência elaborado para desenvolver ações no caso da entrada da doença no país.

“Se por acaso entrar a doença no país, o serviço veterinário oficial dos estados já entra com ações de bloqueio da área e outras ações previstas dentro do plano são executadas em um raio de 10 quilômetros da detecção. É uma série de ações que vão sendo desencadeadas à medida da necessidade”, explica a coordenadora de Assuntos Estratégicos do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Anderlise Borsoi.

Fonte: Canal Rural

 

 

QUINTA-FEIRA SERÁ DE CHUVA E CALOR NO RS; NÃO HÁ PREVISÃO DE TEMPORAIS

Gaúchos de todas as regiões do Estado devem presenciar um amanhecer de sol entre nuvens nesta quinta-feira (16). Contudo, esse cenário tende a mudar a partir da segunda metade do dia, quando há previsão de pancadas isoladas de chuva. No entanto, segundo a Climatempo, não há risco de temporais e o calor persiste em todo o Estado.

Estão previstos 44 mm de chuva em pelo menos 10 municípios do Norte (veja lista abaixo). Em Porto Alegre, a previsão é de que sejam registrados acumulados de 16 mm ao longo desta quinta-feira, o que representa 10% da expectativa para o mês.

A temperatura mínima, 12°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima deve ser registrada pelos termômetros de cidades como Pinhal Grande, na Região Central, e Alegrete, na Fronteira Oeste: 36°C. Na Capital, a variação térmica deve ficar entre 20°C e 33°C.

Na sexta-feira (17), a chuva deve persistir em todo o Estado, sendo que o Norte ainda deve ser a região com os maiores acumulados. A temperatura mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul: 10°C. A máxima, 31°C, deve ser registrada pelos termômetros de cidades como São José do Sul, no Vale do Caí, e Porto Xavier, no Noroeste. A variação térmica em Porto Alegre fica entre 19°C e 27°C. Além disso, a perspectiva é de que sejam registrados acumulados de 24 mm de chuva na Capital.

Situação da estiagem no RS

O relatório mais recente da Defesa Civil do RS, acessado pela reportagem de GZH nesta quarta-feira (15), revela que subiu para 284 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Na terça-feira (14), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, com 98 mm, o que representa 88% da expectativa mensal.

Contudo, os efeitos da estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña, que caminha para neutralidade entre fevereiro e março. Segundo a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, é necessário que haja continuidade de chuvas para que os problemas trazidos pela seca sejam resolvidos.

— Os temporais de ontem (terça-feira) até ajudam na umidade do ar, molham as árvores. Porém, não conseguem aumentar a umidade em solo de maneira significativa, nem aumentar o nível dos rios. Só vai melhorar quando as chuvas se consolidarem no Estado. A previsão para isso é meados do outono — esclarece.

Municípios com a previsão de acumulados de 44 mm na quinta-feira

Maximiliano de Almeida, Norte

Planalto, Norte

Palmitinho, Norte

Rio dos Índios, Norte

Rodeio Bonito, Norte

São Valentim, Norte

Severiano de Almeida, Norte

Taquaruçu do Sul, Norte

Três Arroios, Norte

Vicente Dutra, Norte

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Esteio, os termômetros variam de 20°C a 33°C.

Campanha: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Candiota, os termômetros variam de 19°C a 30°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 21°C a 33°C.

Litoral Norte: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 21°C a 30°C.

Litoral Sul: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Rio Grande, os termômetros variam de 21°C a 32°C.

Região Central: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 22°C a 33°C.

Região Noroeste: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 20°C a 29°C.

Região Norte: na quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. O tempo volta a ficar firme durante a noite. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 18°C a 27°C.

Região Sul: a quinta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Canguçu, os termômetros variam de 17°C a 29°C.

Serra: na quinta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 17°C a 27°C.

Fonte: GZH

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.