INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1454

REDACÃO: Eduardo Oliveira

DATA: 07/7/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

NOTA DA FETAG-RS SOBRE O CANCELAMENTO DA EXPOINTER

 

Em reunião realizada na tarde do último dia 2, a FETAG-RS, as demais entidades copromotoras e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural decidiram pelo cancelamento da edição 2020 da Expointer.

 

Temos ciência de que Expointer é um dos maiores palcos da agricultura e da pecuária familiar gaúcha, evento reconhecido mundialmente pela sua excelência e qualidade. Sendo assim, entendemos que realizá-la sem suas condições ideais, colocando em risco a vida dos visitantes, dos expositores e das pessoas que fazem o evento acontecer, não seria aceitável.

 

É importante salientar que para participar da Expointer, nossas agroindústrias e os demais expositores necessitam de tempo e de investimento para se preparar. Em virtude disso, acreditamos que este tenha sido o momento correto para que a decisão fosse tomada, evitando maiores prejuízos caso o evento tivesse de ser cancelado posteriormente.

 

Em um momento em que o próprio Governo do Estado alerta para o risco de que o Rio Grande do Sul se encaminha para o ápice da pandemia de coronavírus, a FETAG-RS acredita que o cancelamento tenha sido a alternativa mais sensata, pois não podemos ir na contramão das recomendações dos órgãos de saúde do Brasil e do mundo.

 

Lamentamos que, no mesmo ano em que nossos agricultores e pecuaristas estão sofrendo com os efeitos da estiagem, a Expointer, assim como outras feiras e eventos, tenha de ser cancelada. Porém, temos que preservar a vida de todos.

 

Seguiremos buscando alternativas para amenizar os prejuízos causados pela estiagem a pela pandemia, na certeza de que em 2021 a Expointer será realizada com toda a pompa que ela merece.

 

 

 

MAPA APRESENTA PROGRAMA DE SEGURO RURAL

 

 

Na última segunda-feira (6)  as federações da Região Sul da CONTAG ( FETAG-RS, FETAESC e FETAEP) participaram de uma videoconferência com o os secretários Fernando Schwanke e Pedro Loyola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na qual foi apresentada a proposta do Seguro Rural, que viria para substituir o Proagro.

 

Assim que surgiram as primeiras informações de que o MAPA pretendia realizar essa mudança, as federações solicitaram uma reunião para esclarecer todos os aspectos da proposta, com a finalidade de alinhar a intenção do governo com as necessidades dos agricultores familiares.

 

As federações levaram suas preocupações com a proposta, pois consideram que o Proagro ainda é uma alternativa segura para os agricultores familiares, que poderiam enfrentar dificuldades caso os seguros privados tornem-se a única opção.

 

Após a reunião, ficou estabelecido que as entidades participantes irão elaborar um documento com sugestões para melhorias no seguro rural e encaminhá-lo para o Ministério, que se comprometeu a analisar e a seguir as conversas com as entidades.

 

De acordo com o coordenador da Região Sul da CONTAG e presidente da FETAG-RS Carlos Joel da Silva, “as entidades necessitam esclarecer todos os pontos da proposta e trabalhar em sintonia com o MAPA para garantir que os agricultores familiares não ficarão reféns das seguradoras, já que o fim do Proagro parece ser apenas uma questão de tempo”.

 

Também participaram da reunião o deputado federal Heitor Schuch, o deputado estadual Elton Weber, o presidente da EMATER Geraldo Sandri, representantes o presidente da FETAEP Marcos Brambilla, assessores da FETAESC e da FETAG-RS.

 

Na reunião foram tratados ainda temas relacionados aos efeitos do ciclone que atingiu a Região do Sul do Brasil na semana passada. As três federações encaminharão um documento conjunto com as medidas de apoio aos agricultores que tiveram prejuízos em suas propriedades.

 

Na terça-feira (7), o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, visitará os municípios de Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara, no Rio Grande do Sul, seguindo na sequência para Santa Catarina, onde também vistoriará locais atingidos pelo ciclone.

 

 

 

 

FETAG-RS E O DEPUTADO ESTADUAL ELTON WEBER COBRAM MELHORIAS EM ESTRADAS GAÚCHAS

 

Na última quinta-feira (2), uma videoconferência com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER-RS), Luciano Faustino, marcada a pedido da FETAG-RS e agendada pelo deputado estadual Elton Weber, tratou sobre a conservação das estradas gaúchas.

 

A federação e o deputado solicitaram que o órgão responsável pelas rodovias gaúchas tenha mais atenção para as estradas do meio rural, principalmente aquelas que ligam um município ao outro, que são fundamentais para o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção.

 

Para a FETAG-RS, de nada adianta o agricultor produzir com qualidade se ele não conseguir escoar sua produção. É inadmissível que ainda existam municípios sem acesso asfáltico em diversos pontos do Estado.

Estradas em sem a devida manutenção prejudicam o escoamento e encarecem os custos para o produtor, refletindo em aumento de preços para os consumidores.

 

Representaram a FETAG-RS o presidente Carlos Joel da Silva e o tesoureiro-geral Agnaldo Barcelos.

 

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.