INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1466

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 18/8/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

NOTA: FETAG-RS PREOCUPADA COM O RETORNO DAS AULAS DA REDE ESTADUAL

 

O governo do Estado divulgou na última semana a possibilidade de retorno das aulas na rede estadual de ensino no final do mês de agosto. Contudo, a FETAG-RS traz a preocupação em relação a esta prática. Vivenciamos uma situação em que todos os cidadãos estão sob cuidados de saúde, distanciamento físico e social, uso de equipamentos de proteção individual, retração das atividades comerciais e industriais, e ainda com todas estas medidas o Covid-19 têm se espalhado pelo estado e causando mortes.

 

Sabemos que a educação é elemento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que é através dela que a se desenvolve a criticidade e a perspectiva de um mundo melhor. Acreditamos que o acesso à educação deve ser disponível a todos de uma mesma forma, sem distinção.

 

O retorno às aulas neste momento em que ainda em nosso estado há o alto nível de contágio do Covid-19 nos perguntamos:

- Quais serão as medidas adotadas nas escolas públicas para evitar o contágio?

- Estado e Municípios terão estrutura humana, física e financeira para se readequar de acordo com as orientações dos órgãos de saúde?

- Os profissionais serão capacitados e treinados para esta nova situação?

- Como será o transporte destes alunos até a escola, em especial os do meio rural, seguindo as regras de distanciamento?

- E os alunos que têm em suas casas familiares de risco, serão obrigados a ir para a escola?

 

Várias perguntas que ainda não encontramos respostas.

A única certeza que temos é que a educação deve ser vista com muito cuidado pelos governantes, da mesma forma que a saúde da população. A FETAG-RS espera que as decisões sejam tomadas em conjunto entre pais, escolas e entes públicos.

 

 

 

ABERTO PRAZO PARA DECLARAÇÃO DO ITR

 

Desde segunda-feira (17), os proprietários rurais já podem realizar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural (DITR) referente ao ano de 2020. O prazo estipulado pela Receita Federal encerra-se no dia 30 de setembro.

 

No entanto, devido aos transtornos causados pela pandemia, a FETAG-RS encaminhou ao Ministério da Fazenda ofício solicitando a prorrogação do prazo até o dia 30 de novembro, visando a evitar eventuais aglomerações de pessoas que necessitem de encaminhamentos presenciais para o preenchimento da declaração. Até o momento o Ministério não respondeu.

 

Enquanto não há uma resposta oficial, a FETAG-RS orienta para que os agricultores e pecuaristas familiares não deixem a declaração para a última hora, sempre levando em consideração os cuidados que evitam a disseminação do coronavírus.

 

Agnaldo Barcelos, tesoureiro-geral da FETAG-RS, lembra “que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão à disposição de todos os agricultores e pecuaristas familiares que necessitarem de auxílio com o preenchimento da declaração, procedimento que muitas vezes gera dúvidas, mas que é uma obrigação para todos os proprietários rurais”.

 

Devem realizar o procedimento pessoas físicas ou jurídicas que detenham qualquer tipo de imóvel rural, e a declaração deve ser preenchida por meio do programa gerador que está disponível no site da Receita Federal.

 

Para mais informações procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município.

 

 

 

PREVISÃO DE FRIO INTENSO E POSSIBILIDADE DE NEVE NO RS 

 

Uma forte onda de frio avança na região Sul e deverá será a mais intensa do ano. A previsão de chegada é na sexta-feira, com possibilidade de queda de neve na serra gaúcha, em Santa Catarina, atingindo até o Sul do Paraná.

 

De acordo com o meteorologista, Luiz Renato Lazinski, 2020 é um ano neutro e por isso as precipitações são muito irregulares. Lazinski ressalta que esta não será a última onda de frio do ano, haverão outras, além de frio tardio ainda este ano. 

 

No decorrer da semana, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul, porém mais uma vez será mais sentida na Metade Norte do Estado.  A previsão é de frio agudo e úmido, gerando o mais intenso episódio de neve em sete anos.

 

A temperatura voltará a declinar na segunda metade da semana, com mínimas entre -3°C e 3°C. As geadas serão mais intensas no Oeste do Estado, área que permanecerá com tempo seco. 

 

Depois disso, o tempo deve permanecer firme no Rio Grande do Sul até, pelo menos, o dia 26, quando está previsto o retorno da chuva ao Estado.

 

Fonte: Portal Agrolink

 

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.