INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1470

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen / Eduardo Oliveira

DATA: 01/09/2020

SITE: www.fetagrs.org.br


Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuaristas familiares.

 



ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

 
Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Movimento Sindical Gaúcho! 

 

 


SEMANA DE MOBILIZAÇÃO PARA DENUNCIAR O AUMENTO DE BENEFÍCIOS NEGADOS PELO INSS

 


A CONTAG, FETAG-RS e Sindicatos filiados estão mobilizados nesta semana, de 31 de agosto a 04 de setembro, para chamar a atenção do governo federal e de toda a sociedade sobre o “Aumento do número de benefícios negados pelo INSS, especialmente o auxílio-doença.

 
Na quarta-feira, dia 02 de setembro, a FETAG-RS em conjunto com a FETAESC e FETAEP estrão em reunião virtual com a Superintendência Regional do INSS, que tem sede em Santa Catarina, para dialogar sobre a abertura das agências do INSS e o elevado número de indeferimentos de benefícios previdenciários dos agricultores e agricultoras familiares.

 
O mesmo tema será tratado em audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, no dia 03 de Setembro, as 14h e 30min, com transmissão ao vivo no Facebook da FETAG-RS. Esta audiência foi solicitada pelos Deputados Federais Heitor Schuch e Vilson da FETAGEMG.

 

 

PREÇO DA SACA DE MILHO ESTÁ 71,1% MAIOR QUE EM AGOSTO DE 2019, DIZ CONSULTORIA

 

 
O preço do milho no mercado interno atingiu este mês o maior valor nominal desde janeiro de 2019, conforme levantamento da Scot Consultoria. Na região de Campinas (SP), a saca de 60 quilos está cotada em R$ 65, sem o frete, alta de 26,2% até o dia 28 de agosto em relação a julho deste ano.


Na comparação com igual período do ano passado, a cotação subiu 71,1%, diz a Scot em boletim sobre o grão. Segundo a consultoria, a forte exportação do grão e a demanda interna aquecida – com compradores principalmente no setor pecuário e usinas de etanol de milho – são os principais fatores que sustentam as cotações.


Além disso, o vendedor restringe a oferta no aguardo de mais altas da commodity.A Scot informa, ainda, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, que o Brasil exportou, de janeiro a julho, 7,67 milhões de toneladas de milho.


Somente em agosto, os embarques externos somaram 4,85 milhões de toneladas (até a terceira semana), com média diária exportada 79,2% maior em relação a julho deste ano, e 2,8% abaixo de agosto de 2019.A consultoria afirma também que, se o mesmo ritmo de exportação continuar até o fim deste mês, a soma dos embarques deverá alcançar 7,12 milhões de toneladas.


Diante desse cenário, a expectativa de preços para o cereal ainda é de preços firmes e “altas não estão descartadas, a depender do dólar, que afeta diretamente nas exportações”, diz a Scot. A análise acrescenta, porém, que os altos patamares de preço podem travar negócios no mercado interno, limitando a valorização do grão daqui para a frente.

 

Fonte: Canal Rural

 

 

 

ATENÇÃO AO PRAZO DE DECLARAÇÃO DO ITR 

 

 
Os proprietários rurais já podem realizar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural (DITR) referente ao ano de 2020. O prazo estipulado pela Receita Federal encerra-se no dia 30 de setembro.

 
No entanto, devido aos transtornos causados pela pandemia, a FETAG-RS encaminhou ao Ministério da Fazenda ofício solicitando a prorrogação do prazo até o dia 30 de novembro, visando a evitar eventuais aglomerações de pessoas que necessitem de encaminhamentos presenciais para o preenchimento da declaração. Até o momento o Ministério não respondeu. 

 
Enquanto não há uma resposta oficial, a FETAG-RS orienta para que os agricultores e pecuaristas familiares não deixem a declaração para a última hora, sempre levando em consideração os cuidados que evitam a disseminação do coronavírus.

 
Agnaldo Barcelos, tesoureiro-geral da FETAG-RS, lembra “que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão à disposição de todos os agricultores e pecuaristas familiares que necessitarem de auxílio com o preenchimento da declaração, procedimento que muitas vezes gera dúvidas, mas que é uma obrigação para todos os proprietários rurais”. 

 
Devem realizar o procedimento pessoas físicas ou jurídicas que detenham qualquer tipo de imóvel rural, e a declaração deve ser preenchida por meio do programa gerador que está disponível no site da Receita Federal. 

 
Para mais informações procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município.



A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

 

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário. 

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.