INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1475

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 22/9/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

PRIMAVERA COMEÇA COM EXPECTATIVA DE LA NIÑA

 

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira (22) em todo o Hemisfério Sul. Trata-se do equinócio da primavera, um ponto da órbita do nosso planeta que marca o início de uma estação do ano, neste caso a primavera. Já no Hemisfério Norte é a vez do outono. A nova estação fica até às 7h02 do dia 21 de dezembro.

 

A estação em que tudo se renova também marca o plantio da soja, do arroz, do feijão, do milho e muitas outras culturas no Brasil.

 

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera. E esta estação do ano será marcada pela chegada do fenômeno La Niña, conforme já previsto.

 

O resfriamento das águas do Pacífico deve trazer estiagem para o país. Há expectativa de que neste ano o fenômeno seja mais curto e menos intenso, mesmo assim pode haver estiagem no Sul com poucas frentes frias. Com isso os produtores devem se prevenir para não ter perdas a exemplo da safra passada quando o Rio Grande do Sul perdeu 40% da soja.

 

Conforme o meteorologista Luiz Renato Lazinski setembro ainda terá frio. Nesta segunda-feira (21) ainda foram registradas geadas. Outubro será o mês de mais chuvas.

 

Fonte: Portal Agrolink


 

 

PROJETO LEITE SEGURO PROMOVE EVENTOS ON-LINE PARA AMPLIAR CONTATO COM PRODUTOR

 

A Embrapa, através da unidade de pesquisas em Pelotas, está programando uma série de eventos on-line do projeto Leite Seguro, buscando se aproximar ainda mais de parceiros e interagir com a cadeia produtiva do leite e os consumidores. O objetivo é apresentar o projeto, divulgar tecnologias para atividade leiteira e capacitar técnicos e produtores para produção de leite seguro e de qualidade. Serão eventos quinzenais, iniciados neste mês, e se estendo até novembro.

 

O Programa Leite Seguro tem como objetivo gerar soluções para maximizar a segurança, qualidade e integridade do leite e derivados no Sul do Brasil, visando a alimentação saudável e a proteção da saúde do consumidor de lácteos. Entre as atividades a serem realizadas estão previstas ações de transferência de tecnologias para técnicos, produtores e consumidores de lácteos.

 

“O período de teletrabalho restringiu as viagens e reuniões presenciais entre a equipe do projeto e as instituições que atuam na cadeia produtiva do leite. A realização de eventos on-line do projeto irá contribuir para a divulgação das ações, realização de capacitações (em atendimento aos objetivos e metas propostos) e aproximação com parceiros, promovendo a interação com a cadeia produtiva do leite e com os consumidores”, disse Maira Zanela, integrante da equipe do projeto.

 

Eventos on-line

 

A proposta é que cada evento agendado enfoque uma abordagem de interesse do setor. A primeira atividade vai apresentar o projeto Leite Seguro, seus objetivos e perspectivas de ação; o segundo encontro será sobre as tecnologias desenvolvidas no Protambo, programa de boas práticas agropecuárias que se integra ao projeto Leite Seguro. Na sequência, será feita a abordagem sob as Instruções Normativas do 76 e 77, mostrando sua importância, a necessidade de realização das análises de risco e de monitoramento, e após serão mostradas as inovações tecnológicas na cadeia leiteira, através das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.

 

As atividades serão concluídas com live para consumidores ao evidenciar as características de um leite seguro e os benefícios do consumo de leite na alimentação diária. “A partir dessa experiência, a equipe poderá planejar novos eventos a ser realizados com temas específicos – biosseguridade, planejamento forrageiro, mastite etc- conforme as demandas do setor”, disse a pesquisadora.

 

Os eventos estão programados para serem realizados em uma hora de apresentação de temas e posterior espaço para perguntas. Serão envolvidos integrantes do projeto, parceiros institucionais e convidados com expertise técnica em assuntos de interesse do setor leiteiro. Os eventos on-line, as lives, terão capacidade ilimitada de participantes, tendo como público de interesse instituições, técnicos, produtores e consumidores. Todos os eventos serão transmitidos pelo canal do Youtube da Embrapa.

 

Agenda de lives do projeto Leite Seguro:

25 de setembro

9 de outubro

21 de outubro

6 de novembro

20 de novembro

 

Fonte: Portal Agroemdia

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.