INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1476

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 24/9/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

DRIVE THRU DA AGRICULTURA FAMILIAR EM FASE FINAL DE AJUSTES PARA A EXPOINTER 2020

 

 

O pavilhão da agricultura familiar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está recebendo os últimos ajustes para o início da Expointer Digital 2020, marcado para o próximo sábado (26).

 

Nesta quinta-feira, a fase de montagem das estruturas será finalizada. Toda a sinalização, banners e gradis serão instalados até amanhã, dia em que os agricultores familiares começarão a chegar no parque para que possam organizar suas dependências e mercadorias. Em conjunto com os órgãos de saúde, ao acessar o parque, todos os expositores do pavilhão serão submetidos a testagem de coronavírus.

 

Em 2020, devido a pandemia que provocou o cancelamento da Expointer em seu formato tradicional, a FETAG-RS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural optaram pela implantação do sistema de drive thru, em que os visitantes não precisarão descer dos seus veículos para fazerem suas compras.

 

Uma plataforma digital entrará no ar a partir de sábado, onde o público poderá visualizar todas as agroindústrias que estarão presentes no pavilhão, como também, a lista de produtos que serão comercializados por cada uma delas. Ainda na plataforma, estará disponível o número de whatsapp para que os visitantes possam contatar diretamente o expositor, fazendo suas encomendas e agilizando atendimento.

 

Para viabilizar o fluxo de veículos no interior do pavilhão e evitar aglomerações, as 55 agroindústrias estarão organizadas em 52 estandes. Um circuito foi desenvolvido de forma com todos os veículos ingressem o pavilhão e passem por todas as bancas. Caso o visitante queira retornar a determinada agroindústria, o motorista deverá concluir o percurso e retornar ao início dentro do próprio pavilhão.

 

De acordo com Eugênio Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, “o formato foi considerado o mais viável, tanto para agroindústrias, que poderão comercializar suas produções, quanto para o para público que todos os anos faz do pavilhão da agricultura familiar um dos locais mais visitados da Expointer”.

 

A Expointer Digital 2020 começa no próximo sábado (26), estendendo-se até 4 de outubro, das 10h às 20h, com acesso gratuito e exclusivo para veículos pelo portão 1.

 

 

 

ATIVIDADES DE SEMEIO INICIAM NO RS

 

A baixa disponibilidade e a disputa acirrada pelo arroz em casca em algumas regiões brasileiras seguem impulsionando as cotações do cereal, que atingiram, nessa terça-feira, 22, novo recorde real na série histórica do Cepea, iniciada em 2005 para esse produto (valores deflacionados pelo IGP-DI de ago/20) – o Indicador do arroz ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, com pagamento à vista, fechou a R$ 105,92/saca de 50 kg, alta de 1,5% em sete dias.

 

De acordo com boletim informativo do Cepea, nos últimos dias, orizicultores permaneceram firmes quanto aos preços pedidos pelo produto, atentos ao clima e às oscilações no câmbio, ainda incertos quanto ao movimento do mercado no último trimestre de 2020 e no início de 2021. No campo, as atividades de cultivo da nova safra (2020/21) tiveram início pontual no Rio Grande do Sul, o principal estado brasileiro produtor do cereal.

 

Em Santa Catarina, o semeio está mais adiantado, tendo alcançado quase 40% da área. Ainda há incertezas quanto ao tamanho safra no Brasil, com previsões diferentes dentre os órgãos oficiais.

 

Fonte: Portal Agrolink

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.