INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1478

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen / Eduardo Oliveira

DATA: 01/10/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuaristas familiares.

 

 

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

 

 
Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Movimento Sindical Gaúcho! 

 

 

 

O SICREDI É PARCEIRO DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA FAMILIAR

 



A agricultura e a pecuária familiar são responsáveis por grande parte de todos os alimentos que chegam nas mesas brasileiras, seja no campo ou na cidade. No entanto, para que as famílias possam produzir com qualidade e desenvolver sua atividade com condições dignas, é necessário o constante aperfeiçoamento e inovação.

 
Contar com entidades parceiras, faz toda a diferença. E é neste sentido que o Sicredi é parceiro da agricultura e da pecuária em todas as horas, seja nos investimentos para a propriedade, renegociação de dívidas ou nos momentos em que os agricultores mais precisam, quando enfrentam dificuldades.

 
Em um ano tão turbulento quanto o de 2020, em que os agricultores e pecuaristas familiares foram afetados por pandemia, estiagem, granizo e até ciclone bomba, o Sicredi esteve ao lado do setor, prestando todo auxílio necessário.

 
E pensando em auxiliar estas famílias, a FETAG-RS entendeu que seria importante viabilizar a participação das agroindústrias familiares na Expointer Digital 2020. Em formato drive thru, algo inédito na história do evento, a Feira da Agricultura Familiar acontece de 26 de setembro a 04 de outubro, das 10h às 20h, com acesso gratuito e exclusivo para veículos.

 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados. No Rio Grande do Sul, o Sicredi reúne mais de 1,8 milhão de associados. A cobertura alcança 93% dos municípios, totalizando 609 pontos de atendimento. Quando todos fazem juntos, é possível realizar os sonhos de cada um por meio do esforço coletivo.

 
O Sicredi, mais uma vez está sendo parceiro da agricultura familiar. É um dos patrocinadores do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer Digital 2020. E para saber mais sobre os serviços disponíveis na entidade financeira, procure a agência mais próxima de você.

 

 


AGRICULTORES MAIS UMA VEZ PENALIZADOS

 

 
Desta vez a região central do estado está no alvo do Ibama. Agricultores estão sendo multados em Sant Maria por terem em suas propriedades animais da espécie javaporco.

 
Nos dois casos os agricultores foram multados pelo Ibama através de denúncia que indicava a permanência de animais javaporcos nas propriedades. Segundo os produtores, os animais nasceram pelo cruzamento de porcos domésticos, já existentes nas propriedades, e javalis que adentram o território. O Ibama sacrificou os animais em uma das propriedades.

 
De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “mais uma situação difícil para os agricultores, pois não está sob seu controle a reprodução dos animais. O Ibama precisa urgentemente fomentar um programa de controle dos javalis no estado. Penalizar os agricultores não é o caminho acertado, pois já estão sendo atingidos com a intervenção destes animais em suas lavouras.”

 
A FETAG-RS já solicitou para a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo uma reunião em conjunto com o Ibama para dialogar sobre a situação.

 

 


MAPA REFORÇA O ALERTA SOBRE RECEBIMENTO DE PACOTES DE SEMENTES NÃO SOLICITADAS


 
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforça aos cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas. O alerta vale para recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China, como vem sendo divulgado. 

 
A importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país. 

 
Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o Ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. 


A orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Mapa ou o órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material.  


Cabe ressaltar que, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenha efetuado o plantio. Também não é necessário a identificação no momento da entrega do material, porém é importante o relato se realizou a compra, se recebeu de remetente desconhecido ou se a remessa veio junto com outra compra realizada em site do exterior. 


O Ministério da Agricultura reforça para os riscos de se adquirir sementes de origem para os quais o Brasil ainda não tenha estabelecido os requisitos fitossanitários e que não estejam amparado pela certificação fitossanitária emitida pela autoridade fitossanitária do país exportador. 

 

Fonte: MAPA

 




A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

 


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as).

 

Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário. Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares.

 

Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.