INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1479

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 06/10/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

NOTA OFICIAL DA FETAG-RS SOBRE O DRIVE THRU DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

A FETAG-RS, sabedora de sua responsabilidade perante as agroindústrias familiares gaúchas, assumiu, a convite do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Covatti Filho, o desafio de organizar o pavilhão da agricultura familiar em ano totalmente atípico.

 

Em virtude da pandemia, foi necessário criar um formato que possibilitasse o acesso do público aos produtos das agroindústrias familiares, sem deixar de lado os cuidados com a saúde de todos, tanto de compra como de quem vende.

 

Optou-se pelo sistema de drive thru, organizado pela FETAG-RS em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, com o patrocínio de Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil e Senar, e apoio da Prefeitura Municipal de Esteio. As parcerias e os aportes financeiros propiciaram toda a estrutura necessária para que a comercialização ocorresse de forma segura, inclusive testes de covid-19 aplicados em todos os expositores antes do início do evento.

 

O drive thru demandaria espaço físico para que os veículos pudessem se trafegar e estacionar em frente aos empreendimentos. Então, chegou-se ao número máximo de 55 agroindústrias que poderiam estar presencialmente no pavilhão.

 

O 2020 nos obrigou a inovar e a trabalhar com um formato diferente e enxuto, contando com 17% das agroindústrias que estiveram presentes em 2019, quando em torno de 330 empreendimentos participaram.

 

Mesmo com o número consideravelmente menor, obtivemos quase 10% do valor total de comercialização do ano passado. Ou seja, mesmo com o formato diferenciado, os empreendimentos alcançaram uma boa margem de vendas.

 

No total, as 55 agroindústrias comercializaram aproximadamente R$400 mil.  Nos 9 dias de feira, ultrapassamos a marca de 2100 mil veículos visitando o pavilhão.

 

A FETAG-RS considera que o modelo adotado foi um sucesso, e que isso só foi possível graças a parceria com todas as 55 agroindústrias familiares que aceitaram o desafio de participar do drive thru, mesmo sem saber se teriam resultados satisfatórios e correndo o risco de terem prejuízos.

 

Agradecemos a todos os que estiveram conosco, pois temos a certeza de que os visitantes puderam adquirir produtos de excelente qualidade e as agroindústrias familiares, que viram outras feiras serem canceladas ao longo do ano, conseguiram fazer boas vendas, além de prospectar negócios futuros.

 

Mais uma vez, a agricultura familiar mostrou a sua força e a sua importância dentro da Expointer, principalmente em um ano em que o Parque Assis Brasil esteve praticamente vazio, e o drive thru foi o único local onde as pessoas puderam relembrar o prazer de estar na maior feira a céu aberto da América Latina.

 

A Expointer Digital será para sempre lembrada por sua inovação e é gratificante saber que a agricultura familiar foi protagonista em um momento histórico. Esperamos que, em breve, possamos retomar as feiras presenciais em seu formato normal, mas agora sabemos que existem outras possiblidades.

 

 

FETAG-RS E INCRA FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

 

Nesta sexta-feira (2), dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer, a FETAG-RS e o INCRA firmaram um acordo de cooperação que tem como objetivo a regularização de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) dentro do território gaúcho. O ato contou com a presença de autoridades, dentre elas, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

 

O acordo foi assinado pelo presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e pelo Superintendente Regional do INCRA, Tarso Teixeira. O texto diz que a parceria irá viabilizar o projeto de regularização dos assentamentos do PNRS através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicatos de Agricultores Familiares com abrangência municipal e Intermunicipal filiados à FETAG-RS.

 

O INCRA irá fornecer para a FETAG-RS informações e orientações sobre os projetos de assentamento no Estado para planejar em conjunto a execução dos projetos de regularização. Para a FETAG-RS, caberá mobilizar os sindicatos para que eles sejam referência e promotores dos trabalhos de orientação e de organização de documentos das famílias. O termo tem validade de 36 meses.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “o termo é um grande passo para que a regularização de terras ganhe celeridade nos próximos meses. A FETAG-RS entende que tem o dever de atuar nesse sentido, e INCRA se mostrou parceiro para dar andamento ao programa de reforma agrária”.

 

 

 

DRIVE THRU DA AGRICULTURA FAMILIAR TEVE GRANDES PARCEIROS

 

A primeira edição do Drive Thru da Agricultura Familiar na Expointer foi sucesso total. Com novo formato, onde os visitantes puderam fazer suas compras na comodidade dos seus veículos. No período de 26 de setembro a 04 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, 55 empreendimentos da agricultura familiar estiveram comercializando seus produtos, cucas, pães, geleias, embutidos, queijos, flores, artesanato entre outros produtos estavam expostos.

 

Para viabilizar a permanência destes expositores na feira, contamos com o patrocínio de entidades que acreditam no potencial da agricultura familiar, que buscam durante todo o ano realizar ações para o fortalecimento do setor.

 

A FETAG-RS e as agroindústrias familiares agradecem ao Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil e Senar pelo patrocínio ao Pavilhão da Agricultura Familiar, mas acima de tudo, por acreditarem na perseverança e força do povo do campo.

 

Importante destacar o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, conduzida pelo secretário Covatti Filho que incansavelmente auxiliou a agricultura familiar. Nossos agradecimentos também se estendem a Prefeitura Municipal de Esteio, na pessoa do prefeito Leonardo Pascoal.

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.