INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1480

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 08/10/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

PARCERIA ENTRE FETAG-RS, FUNDESA E SEAPDR LANÇA PROJETO INOVADOR

 

Projeto proposto pela FETAG-RS ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal - Fundesa, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR foi lançado na tarde de hoje (07) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi.

 

Buscar o atendimento com qualidade e eficiência aos agricultores e pecuaristas familiares é o foco da ação da FETAG-RS, Fundesa e SEAPDR. Com este objetivo as entidades desenvolveram o projeto de implantação do serviço de acesso ao sistema de defesa agropecuária nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais – STRs.

 

O projeto visa equipar os 55 STRs do sistema FETAG-RS localizados em até 50km das fronteiras do Brasil com a Argentina e Uruguai, através de equipamentos de suporte para acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária prezando pela evolução do status sanitário e a emissão da Guia de Trânsito Animal.

 

Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber “esta é uma importante parceria e iniciativa que vem em bom momento, quando o Rio Grande do Sul avança sanitariamente. A contribuição dos Sindicatos se torna necessário para contribuir com os agricultores no sentido de ter um sistema de defesa sanitária fortalecido, onde os agricultores tenham uma orientação segura”

 

Para o Presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “a parceria entre a FETAG-RS, Fundesa e SEAPDR fortalece o meio rural. É através de ações conjuntas que conseguimos melhorar a prestação de serviços e atender das demandas dos agricultores e pecuaristas familiares, que é o foco da nossa ação diária através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Regionais Sindicais”.

 

Amanhã, 08, a entrega dos equipamentos aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais será realizada no município de Santo Antônio das Missões.

 

 

 

MACRO REGIONAL MISSÕES FRONTEIRA NOROESTE DISCUTE CONGRESSO DA CONTAG

 

O 13º Congresso Nacional da CONTAG que será realizado em 2021 já é tema de debate do Movimento Sindical gaúcho. O congresso que tem como objetivo discutir as ações estruturantes do sistema confederativo em todo o Brasil.

 

O debate levantado pela Macro Regional Missões Fronteira Noroeste, composta pelas Regionais Sindicais Ijuí, Santa Rosa, Três Passos, Missões I e II, acontece hoje(07) na sede dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e busca o alinhamento de posicionamento e de elementos estruturantes para o desenvolvimento do meio rural. Pensar o meio rural e o dia a dia dos agricultores(as) e pecuaristas familiares necessita ser o eixo central de discussão.

 

Desta forma a FETAG-RS em conjunto com as Regionais Sindicais estão iniciando a discussão para que realmente o congresso nacional traga melhorias, políticas públicas, qualidade de vida e desenvolvimento para nossos associados e associadas.

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.