INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1484

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 22/10/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

REUNIÃO DISCUTE ALTERNATIVAS PARA QUESTÃO DOS JAVAPORCOS

 

Grande ameaça para os produtores rurais, o javali voltou a pauta de discussões devido ao anúncio de que os produtores rurais poderão ser multados em caso de cruza com os seus suínos, resultando na espécie conhecida como javaporco.

 

Ontem, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a FETAG-RS, representada pelo presidente Carlos Joel da Silva, e o deputado estadual Elton Weber, participaram de reunião com os secretários Covatti Filho (Agricultura) e Arthur Lemos (Meio Ambiente e infraestrutura) que tratou sobre o tema.

 

A partir da reunião, dois caminhos foram traçados para resolver o problema, sendo o primeiro deles, a marcação de agenda com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, onde serão discutidas ações para diminuir a população de javalis dentro do Estado. O segundo, dentro do Rio Grande do Sul, encontrar alternativas que minimizem os prejuízos dos agricultores que, devido a invasão de javalis nas suas propriedades, têm javaporcos na sua criação.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “não é aceitável que os produtores paguem por um problema que eles não causaram. O criador faz o que pode para evitar a invasão, mas não pode ser responsabilizado quando um javali conseguir entrar na propriedade. Já temos prejuízos demais que são provocados por este animal, está na hora das autoridade serem mais efetivas no combate a esta praga”.

 

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodrigues; a superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado, Helena Pan Rugeri; o assessor técnico de Agricultura da Famurs, Ismael Horbach; e o assessor de Política Agrícola da FETAG-RS, Jocimar Rabaioli.

 

 

 

FETAG-RS REÚNE A COMISSÃO ESTADUAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

Na manhã da última quarta-feira (21), a FETAG-RS reuniu virtualmente a Comissão Estadual de Previdência Social para discutir os problemas enfrentados diariamente pelos agricultores e agricultoras.

 

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais relatam que recebem reclamações dos agricultores por inúmeros fatores, entre elas, a demora no atendimento pelo central 135; o número de agências do INSS que ainda não voltaram as atividades e não tem perícias médicas, com atenção especial para determinadas regiões; o grande volume de benefícios que ainda estão sendo indeferidos sem motivação fundamentada, como também, a revisão de benefícios já concedidos.

 

A grande preocupação levantada foi o fato de o INSS publicar um edital para que os segurados fizessem agendamento de perícia presencial para resolver as pendências que existem nos indeferimentos das antecipações de auxílio-doença por documento médico. O edital não teve ampla divulgação como havia sido prometido pelo INSS. Essa questão preocupa, pois há inúmeras agências que não têm previsão de retorno das perícias médicas.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “o momento é extremamente conturbado. Por um lado, vemos agências que ainda não estão abertas deixando os agricultores sem atendimento e por outro lado, identificamos que o INSS está realizando revisão nos benefícios previdenciários em momento inoportuno, direcionando servidores que deveriam estar analisando os benefícios encaminhados agora para analisar a falta de documento de identificação em beneficio antigo.”

 

Nos próximos dias a FETAG-RS agendará reunião com a presidência do INSS e com a Superintendência da Região Sul do INSS, localizada em Santa Catarina, para esclarecimento e solução dos problemas.

 

A comissão definiu que realizará ação estratégica de divulgação aos agricultores(as) sobre o recebimento da carta que trata da revisão dos benefícios para fazerem o agendamento de perícias para buscar os períodos de auxílio-doença que não receberam. A orientação é para que os segurados procurem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para ter a correta orientação e encaminhamento.

 

Joel finaliza afirmando que “não está descartada a possibilidade de a FETAG-RS buscar mecanismos legais para suspender a realização das revisões dos benefícios, bem como oportunizar que todos os segurados possam solicitar perícia médica presencial para buscar os períodos de auxílio-doença que não tiveram antecipação. Neste momento é necessário que o INSS foque nos benefícios que estão represados para análise.”

 

 

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.