INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1488

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen / Eduardo Oliveira

DATA: 05/11/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuaristas familiares.

 

 


ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

 


Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Movimento Sindical Gaúcho! 

 

 


ENTENDA COMO ERROS NO PLANTIO CAUSAM PERDAS

 

 
Das operações agrícolas, o plantio destaca-se como o momento mais importante para qualquer cultura. Por ser a última etapa para definição do potencial produtivo, erros na operação podem ser carregados durante todo o processo sem a possibilidade de correções.

 
De acordo com o artigo  Como erros na fase de plantio geram perdas de produtividade de Giancarlo Rocco é gerente de Marketing da Precision Planting no Brasil, é comum, inclusive, que produtores sejam obrigados a exterminar a área já plantada para iniciar um novo plantio, o que gera prejuízo devido aos custos de insumos, como sementes e operação de máquinas. Por isso, observar a qualidade de plantio ainda durante a operação é fundamental para uma rápida identificação, quantificação e correção do erro.

 
Quatro indicadores devem ser considerados em termos de eficiência na plantabilidade: população, singulação (falhas e duplas), espaçamento e emergência. As deficiências nos três primeiros itens levam a perdas do potencial produtivo, pois geram competição entre as plantas por luz, água e nutrientes, afetando o porte e a produtividade de cada uma.

 
Populações maiores que a recomendada reduzem o porte de todas as plantas de uma forma geral e, consequentemente, seu potencial produtivo e podem causar estiolamento e acamamento, a depender da cultura. Já populações menores levam a perdas por falta de compensação. Embora as plantas tenham menos competição e se desenvolvam mais, a maior produtividade alcançada por cada uma não compensa a ausência de plantas na população de uma forma geral.

 
Erros de singulação são causados por falhas no dosador de sementes das plantadeiras. Isso ocorre quando um alvéolo do disco de sementes da plantadeira fica com duas sementes, causando duplas, ou sem nenhuma, causando falhas. Os erros de espaçamento são gerados por ricochetes no tubo condutor das máquinas. Estes ricochetes acontecem principalmente em tubos de má qualidade ou justamente na inserção do sensor de sementes no tubo, que faz com que as plantas fiquem mais próximas, levando a significativas perdas por competição.

 
Por fim, existem os erros de emergência, que ocorrem quando as plantas emergem tardiamente e acumulam essa defasagem ao longo de toda a vida. Em plantações de milho, por exemplo, atrasos de emergência que causam um estádio vegetativo de defasagem levam a perdas no potencial produtivo da espiga na ordem de 50%. Se a planta estiver dois estádios fenológicos atrás das demais, a perda é de 80%. Plantas com três ou mais estádios vegetativos atrasados causam perdas de 100%.

 
Já na cultura da soja, o atraso da emergência causa perdas significativas pela redução no porte da planta (na ordem de 10% a 15% para cada dois dias de atraso). O maior problema no atraso da emergência na soja, porém, é durante a colheita, pois plantas no ponto de colheita convivem com plantas verdes, reduzindo a velocidade da colheitadeira e até mesmo causando embuchamento da colheitadeira.

 
Esses erros estão relacionados a problemas nas plantadeiras e podem ser mitigados com tecnologia de precisão. A Precision Planting, expert em plantabilidade, oferece produtos que monitoram e controlam para que o plantio seja corrigido ainda durante a operação, como o 20|20, vDrive, vSet, WaveVision, DeltaForce, auxiliando os produtores na redução de perdas de produtividade devido à erros de plantio.

 

 
Fonte: Agrolink

 

 

 

DESEMPENHO EXPORTADOR DAS CARNES EM OUTUBRO DE 2020

 

 
O balanço das exportações das carnes bovina, de frango e suína em outubro de 2020 mostra que apenas a carne suína obteve resultados positivos no mês – não apenas no volume, mas também no preço médio e, por decorrência, também na receita cambial.

 
Mas – convém alertar – os valores relativos a volume e receita cambial das três carnes não correspondem, necessariamente, ao total do mês. Porque os dados divulgados referem-se a apenas 20 dias úteis de outubro quando, na realidade, o mês teve 21 dias úteis.

 
A possível explicação para essa diferença está na data em que se comemora o Dia do Servidor Público – tradicionalmente, 28 de outubro, ocasião em que as repartições públicas não têm expediente.

 
Pois em 2020 o ponto facultativo foi transferido para o dia 30 de outubro, véspera do feriadão. Com isso, os embarques efetivados na data, último dia útil do mês, não foram contabilizados.

 

 
Fonte: Notícias Agrícolas

 

 

 
18 PLANTAS PARA AJUDAR A REPELIR INSETOS E PRAGAS

 

 
Com a proliferação de insetos durante o verão, uma alternativa para afastá-los de casa ou do jardim é recorrer a plantas repelentes, como as 18 que são indicadas abaixo.

 
Segundo o blog Estágio no Sítio dos Herdeiros, o que faz com que as plantas tenham ação repelente são seus óleos essenciais, cujo odor incomoda os insetos.

 
“Isso não quer dizer que os insetos vão desaparecer só por você ter plantada uma alfazema, um alecrim ou um canteiro de crisântemos, mas com certeza vão diminuir”, acrescenta o blog.A quantidade de insetos e pragas tem relação direta com fatores como água parada, zonas sombrias e úmidas e com o calor.Saiba quais ervas aromáticas são boas como repelentes:

 
1. Manjericão

O manjericão é repelente para moscas e mosquitos. Então, você pode ter seus vasos nas entradas naturais – portas e janelas –, onde bata sol. O seu aroma impedirá, em alguma medida, a entrada de insetos na sua casa e, como acréscimo, você terá sempre manjericão fresco para saladas, molhos e sopas.


2. Lavanda (alfazema)

Repele traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para obter este efeito, coloque maços de alfazema espalhados pela casa, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês de flores de alfazema dentro das gavetas. A alfazema era usada até para afastar escorpiões – com vasos desta planta nas janelas. Uso muito antigo.


3. Capim-limão

Também conhecido como capim-santo ou lemongrass, parente da citronela que, como esta, é um repelente de mosquitos. O melhor jeito de se usar é extrair seu óleo essencial e passar pela casa, com um pano úmido.

 

4. Tomilho-limão

É uma variedade de tomilho que tem as folhas pintadinhas de amarelo e um cheiro ativo de limão. É repelente de mosquitos, cresce bem em solos rochosos e ensolarados. Para usar o seu efeito repelente corte as ramas e macere-as com as mãos. Isso liberará os aromas que nos gostamos e que os mosquitos detestam. Tenha cuidado, pois pode dar alergia de contato.

 

5. Tomilho

Tem os mesmo efeitos do tomilho-limão e é excelente para chás contra resfriados.Hortelã – ativa repelente de mosquitos. É melhor cultivar a hortelã em vasos, pois esta planta se espalha de forma agressiva e ocupará todo o seu jardim.

 

6. Alecrim

O alecrim é uma planta linda, que na primavera, quando o sol bate, solta uma infinidade de flores azuis, minúsculas e expande seu aroma por toda a casa. Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim.

 

7. Louro

Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas.

 

8. Cebolinha

As flores da cebolinha são aromáticas e repelem moscas e pulgões. Plante cebolinha no meio da horta, especialmente em volta das cenouras.

 

9. Endro

Uma erva aromática muito usada na Europa e ótima repelente de pulgões, ácaros e pragas que atacam o repolho e os tomates. É parente da erva-doce.

 

10. Erva-doce

Excelente repelente para pulgões, lesmas e caracóis. Plante, com o endro, pelas beiradas das sua horta.

 

11. Erva-cidreira

Repele os mosquitos.

 

12. Orégano

Repele muitas pragas e fornece cobertura de solo e umidade para pimentas.

 

13. Salsinha

É repelente de besouros e indispensável na cozinha.

 

14. Cebola

Plante cebolas na horta, em volta dos tomateiros, pimentões, batata, repolho, brócolis e cenouras. A cebola espanta pulgões, lesmas, moscas e outras pragas comuns. Se tiver roseiras, plante cebolas junto. O mesmo efeito têm outras ervas da família Allium, como a cebolinha e o alho-poró e cebolinha.

 

15. Crisântemos

São ideais para repelir baratas, formigas, besouros japoneses, carrapatos, traças, piolhos, pulgas, percevejos, ácaros, insetos arlequim e até os nematoides dos ramos, pois contêm peritroides, o composto que se usa nos inseticidas em spray.

 

16. Malmeque

rContra pulgões, mosquitos e outras pragas (inclusive afasta os coelhos) e cujas raízes afastam os nematoides do solo. Plante os malmequeres em volta dos canteiros de hortaliças.

 

17. Capuchinha

É muito boa para afastar a mosca branca que ataca as couves, em geral. Para além do mais, é muito bonita e ótima em saladas

 

18. Tagetes, ou cravos de defunto

Têm as mesmas qualidades repelentes dos crisântemos.

 

 
Fonte: AgroemDia

 

 


A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

 

 

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário. 

 
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. 

 
Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.