NOTÍCIAS

Juventude Rural em processo de transformação

 

A Comissão Estadual de Jovens trabalhadores(as) rurais da Fetag-RS está realizando o curso de formação ENFOC, seguindo a matriz pedagógica da Escola Nacional de Formação da Contag. Nesta semana, durante os dias 08, 09 e 10, a turma composta por 45 jovens, esteve em Palmitinho para a realização do II módulo de formação.

 

Muita emoção, troca de experiências, construção de conhecimento foram vivenciadas nos três dias. Os temas abordados estiveram permeados pelo Sindicalismo no Brasil e no RS, entendimento sobre representação e representatividade, além da discussão sobre classe e categoria. Como parte do segundo módulo, a turma realizou uma atividade prática visitando propriedades na região e conhecendo a realidade local.

 

Para a secretária-geral da Fetag-RS e Coordenadora Estadual de Jovens, Jaciara Muller “espaços como este oportunizam o desenvolvimento da consciência de classe, do pertencimento ao meio rural, da construção coletiva de conhecimentos e principalmente a troca de experiências”.

 

A Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira acompanhou o processo formativo e ressaltou que a formação é um processo que proporciona aos educandos olhar o mundo sob outra ótica, com vivência, com realidade.

 

O próximo módulo está programado para acontecer dias 12, 13 e 14 de julho, com local a ser definido.