NOTÍCIAS

Mais uma tentativa de pressão para resolver as demandas da estiagem no RS

Uma comitiva da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do estado estão em Brasília hoje (29) e amanhã (30) para pressionar o governo federal sobre a ampliação do prazo de vigência do Decreto 11.029 de 01 de abril de 2022.

A Fetag-RS busca a ampliação do prazo de vigência para que agricultores com financiamentos que tenham vencimento após 31 de julho de 2022, também sejam beneficiados com o desconto de 35,2%, visto que foram severamente atingidos pela estiagem que assolou o Rio Grande do Sul no final do ano passado e início deste ano.

Ainda, está na pauta de discussão a aplicabilidade do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), a funcionalidade do Programa Terra Brasil e os recursos para a equalização do Pronaf.

A comitiva da Fetag-RS é composta por 11 lideranças e conduzida pelo vice-presidente da Federação, Eugênio Zanetti. Na tarde de hoje, a equipe estará visitando os gabinetes dos parlamentares gaúchos em busca de apoio à demanda da agricultura familiar. Amanhã (30) agendas já estão confirmadas com o Ministério da Agricultura as 10h e com o Ministério da Economia e Tesouro Nacional as 15h.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “os agricultores familiares estão aguardando por uma ação efetiva do governo federal. A data de vencimento do contrato de financiamento não determina se o agricultor foi ou não atingido pela estiagem. Viemos à Brasília para buscar respostas!”