NOTÍCIAS

Na do Movimento Sindical LUTAMOS PELA MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DO PROAGRO MAIS

De acordo com o Relatório Circunstanciado do Proagro, publicado pelo Bacen, as contratações do programa pelos agricultores chegaram a 133.000 apólices que asseguraram cerca de 2,1 milhões de hectares no Rio Grande do Sul no ano safra 2019/2020.

Dentre as culturas asseguradas estão o trigo, o milho, a aveia, a soja, as frutas e as hortaliças. Ou seja, o Proagro é o principal mitigador de risco que os agricultores optam para assegurar o seu cultivo.

Deste modo, a FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais reforçam a importância do fortalecimento do Proagro Mais, que para além de um mitigador de risco, o Programa deve ser compreendido como parte de uma estratégia para a produção de alimentos e de garantia da segurança alimentar de toda a população.

O Proagro Mais deve ser melhorado e aperfeiçoado para poder atender com mais qualidade as culturas permanentes como o citrus, a uva e a banana que em determinadas vezes ultrapassam o seu ciclo de produção do período do instrumento de crédito e as culturas anuais como as hortaliças que permitem o cultivo de até 4 safras dentro do período de um mesmo instrumento de crédito.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!