NOTÍCIAS

Na Expointer, Fetag-RS cria Comitê Estadual da Década da Agricultura Familiar

Nesta quarta-feira (31), em evento realizado na 45ª Expointer, a Fetag-RS discutiu a situação da agricultura familiar no Estado do Rio Grande do Sul e criou o comitê que irá tratar sobre a Década da Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de lideranças de entidades e de agricultores e agricultoras familiares que estavam visitando a feira.

 

Durante o evento, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que fez as falas em nome da federação, apresentou aos presentes a necessidade de tratar os temas da agricultura familiar durante o período dos anos instituídos pela ONU como sendo dedicados as pautas da agricultura familiar. De acordo com Joel, “cabe a agricultura e a pecuária familiar produzir os produtos que irão suprir a necessidade alimentar de uma população que tende a aumentar muito nos próximos anos. Por isso, precisamos discutir desde já sobre políticas públicas que estimulem as famílias permanecer o campo e investir em suas propriedades”.

 

O fórum contou com a presença de Luiz Carlos Beduschi Filho, oficial superior de Políticas em Desenvolvimento Rural do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, que palestrou sobre o papel da agricultura familiar na construção de um mundo mais e sustentável. Em sua fala, Beduschi apresentou dados que reforçam a importância do fortalecimento da agricultura familiar e os cinco maiores desafios da América Latina: erradicar a fome; desenvolver os territórios rurais; enfrentar o aumento do sobrepeso e da obesidade; as mudanças climáticas e a degradação de recursos naturais; e a vulnerabilidade crescente a choques.

 

De acordo com Beduschi, atualmente, 59,7 milhões de pessoas passam fome no continente americano, mesmo sendo este o local em que são produzidos a maior quantidade de alimentos do mundo. “Algo aqui está errado e a agricultura familiar é parte da solução para que possamos sair dessa crise”.

 

Ao final do evento, as entidades convidadas assinaram o documento oficial de criação do Comitê Estadual da Década da Agricultura Familiar, que será responsável por fomentar iniciativas visando a fortalecer a produção de alimentos no Rio Grande do Sul, de forma sustentável e que garanta a soberania e a segurança alimentar.

 

Também participaram do evento Beatriz Maria Meurer, proprietária de agroindústria presente no pavilhão da agricultura familiar da Expointer e vice-presidente do STR de Salvador do Sul; Mário Nascimento, coordenador técnico da Famurs e consultor da Confederação Nacional dos Municípios; Alberto Broch, vice-presidente da Contag; e Fernando Lopes, presidente da Comissão Nacional de Fomento Rural do Uruguai.