NOTÍCIAS

Nota à imprensa sobre as medidas da estiagem

Nesta quinta-feira (02), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS reuniu por videoconferência o conselho de coordenadores(as) regionais e a comissão de política agrícola, que representam as 23 Regionais Sindicais no estado para avaliação e deliberações sobre os anúncios realizados pelo governo estadual e federal em relação à pauta da estiagem.

Em posição unânime, o conselho avaliou como insuficientes os anúncios já realizados pelos governos. Visto que as medidas atendem apenas um pequeno percentual da pauta entregue pela Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais às duas esferas políticas.

Desta forma, ficou acordado que será mantida a equipe de representação da Fetag-RS em Brasília para negociação e pressão constante ao governo federal, bem como, uma equipe que negociará com o governo do estado. Além da articulação das bases nos municípios com os prefeitos e vereadores, buscando a união de forças.

A Fetag-RS e seus 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais definiram o prazo de 15 dias para que ambos os governos façam novos anúncios que atendam as demandas dos agricultores e pecuaristas familiares e a pauta da instituição. Caso os anúncios não aconteçam, está acordado que mobilizações serão realizadas como forma de pressão e reinvindicação frente à urgência e gravidade da situação.

A data, local e formato das mobilizações serão definidos no dia 13 de março, em uma nova reunião com o conselho de coordenadores(as) e diretoria.