NOTÍCIAS

NOTA: AGÊNCIAS DO INSS CONTINUAM FECHADAS

A FETAG-RS denuncia o contínuo descaso do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que ainda tem agências inoperantes no Estado, a exemplo da não realização de perícias médicas na região pertencente à Gerência Executiva de Pelotas.
Ainda, não bastando a falta de atendimento, desde o dia 1º de dezembro não é mais possível solicitar benefícios previdenciários com a apresentação de documentos médicos, pois uma normativa instituiu a obrigatoriedade de perícia presencial.
Sobre esta questão ficam alguns questionamentos:
– Como tornar obrigatória a perícia presencial se muitas agências não estão realizando?
De acordo com o INSS, o segurado deve ir até a agência mais próxima que realiza o atendimento.
– Quem arcará com as despesas deste segurado?
Vale ressaltar que em muitos casos, em especial os agricultores, os segurados residem distante da cidade, dependendo de transporte público, que acontece em dias específicos, ou da carona de vizinhos, dentre outros fatores que inviabilizam seu deslocamento à cidades mais distantes.
Além de todo este descaso do INSS com o segurado especial, a entidade criou uma nova trava. Agora para o agricultor ou agricultora, para provar que são segurados especiais, precisam se deslocar novamente até a agência para levar a documentação em mãos, pois o INSS definiu um mecanismo burocrático e dispendioso para a entrega desta documentação.
A FETAG-RS, revoltada e indignada com a atuação deste órgão público que deveria servir ao povo, cobra uma solução URGENTE para os problemas apresentados, assim como também solicita a reabertura de todas as agências no Rio Grande do Sul, com atendimento para perícia médica, e adotando todos os cuidados em relação a pandemia. É preciso que se olhe com mais atenção para os trabalhadores rurais.
Basta de descaso com os agricultores e agricultoras familiares.