NOTÍCIAS

NOTA: Combustível a preço de ouro – onde vamos parar?

Esta é a pergunta que todo cidadão brasileiro está se fazendo: onde vamos parar?

Hoje, 08 de março a Petrobras anunciou mais um reajuste no preço dos combustíveis. Para a gasolina este é o 6º reajuste no ano, somando aumento de 54% no valor de revenda. Já sobre o óleo diesel o acréscimo total em 2021 já chega a 41,6%, somando 5 reajustes desde o início do ano.

Todo este aumento no valor dos combustíveis pesa no bolso do cidadão, em especial dos agricultores e pecuaristas familiares, que dependem dos combustíveis para a produção agropecuária. Os constantes aumentos nos preços refletem diretamente na elevação nos custos de produção, pois além de inflacionar para o agricultor produzir, impacta no custo do frete e afeta toda a logística do setor.

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais repudiam a política de preços adotada pela Petrobras e cobram do Governo Federal que discuta com a estatal sobre ações que minimizem os impactos para os cidadãos.

É inaceitável que uma empresa de capital misto, onde o Governo Federal é o maior acionista, balize o preço do combustível levando em consideração moedas estrangeiras, ao ponto de não colocar sob análise que o Brasil está entre os dez maiores produtores de petróleo no mundo. Fica incompreensível a matemática do Governo, visto que a inflação chegou a 4% ao ano e em poucos meses a população recebeu aumento de mais de 50% no preço dos combustíveis.

O povo brasileiro não pode carregar nos ombros a carga de um país que em meio a uma pandemia ainda não descobriu que só o trabalho conjunto e a solidariedade poderão tirar o Brasil do buraco.