Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Parlasul aprova criação de fórum específico para agropecuária

     O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch, está em Montevidéu, onde participa da reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Um dos primeiros encaminhamentos na manhã de hoje (12) foi a decisão da criação de um fórum específico para agricultura e pecuária. Schuch segue tentando pautar o debate sobre o leite e a necessidade de imposição de salvaguardas para os produtores nacionais. “Sei que é um tema espinhoso para os demais países do bloco e também para a área econômica do governo brasileiro, mas é impossível que um assunto dessa importância fique de fora das discussões. A cadeia leiteira gaúcha agoniza”, afirma Schuch.
     O deputado defende a implantação de um sistema de cotas para a importação de leite do Uruguai no limite de 3 mil toneladas, incluindo leite em pó, soros em pó e queijos. E lembra que somente no Estado, dos 479 mil estabelecimentos rurais existentes, 198,4 mil são produtores de leite e destes 84,1 mil produzem comercialmente, caracterizando-se em sua absoluta maioria como agricultores familiares, com uma área de terra média de 19 hectares.
     Schuch destaca que nos últimos meses a redução no preço médio foi de 30,99% e grande parte dos agricultores estão pagando para produzir, em situação falimentar. A renegociação das dívidas de custeio e a prorrogação dos investimentos, anunciadas pelo Banco do Brasil na Expodireto, ajudam, segundo ele, mas não resolvem a situação. “Precisamos combater a fonte do problema, que passa pelas importações sem controle dos países vizinhos, especialmente do Uruguai e da Argentina”, completou.

Assessoria de Imprensa – 12/03/2018 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699