Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES AGORA PODEM VENDER FORA DOS SEUS MUNICÍPIOS

 

 
Mais uma conquista da Agricultura Familiar no dia de hoje(13). Entidades voltadas ao setor, FETAG-RS, SEAPI, EMATER, SDR, FAMURS assinaram a Instrução Normativa nº 10/2018 que trata da adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Unificado Estadual de Atenção a Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF. Isso significa que a partir deste momento as prefeituras poderão aderir ao SUSAF Simplificado, dando o direito às agroindústrias poderem vender a todos os municípios do estado seus produtos com o Sistema de Inspeção Municipal – SIM.


Uma construção coletiva do Movimento Sindical e de muitas entidades, como também o trabalho incansável do Deputado Estadual Elton Weber que através da Assembleia Legislativa fez discussões em todo o estado sobre as demandas do setor. 


Esta IN é um avanço muito grande para a regulamentação dos empreendimentos que ainda estão com pendências e um salto para a ampliação de produção e desenvolvimento de empreendimentos já em atividade.


Para o presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva, este é um momento ímpar para a agricultura familiar. “Passamos anos esperando por este dia, pois não era justo os produtos de tamanha qualidade não serem vendidos em municípios vizinhos ou ao estado todo. Agora, temos a certeza que muitas famílias permanecerão no campo, continuarão produzindo e industrializando alimentos e tendo mais uma fonte de renda, fator que determinará também permanência de muitos jovens no campo.”