Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Projeto Nação Agro é realizado no Estado

     Após percorrer Canguçu no dia 9, Rio Pardo dia 10 e hoje (11) Caxias do Sul, a caravana do Projeto Nação Agro no Estado, encerrou o roteiro inicial pelo Estado. O projeto é reuma realização da FETAG, do Canal Rural e da Mahindra, que consiste na organização de caravanas técnicas e reportagens com histórias de sucesso da agricultura familiar, que serão veiculadas em todo Brasil pelo Canal Rural. Em todos eles, o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, destacou o fortalecimento da agricultura familiar, no sentido de potencializar a produção de alimentos para que aconteça a sucessão rural.
     O executivo de contas da empresa Pari Passu, Matheus Schneider, organização especializada em Rastreabilidade, falou da comercialização, da produção e, é claro, de rastreabilidade. Ele disse que 40% do que é produzido no Brasil é jogado fora. O Case de Sucesso foi apresentado por Amarildo Scariot, um produtor de hortigranjeiros, que explicou como funciona a sua atividade. Para ele, o agricultor nasce com o dom de ser agricultor.
     Em seguida foi a vez do professor Paulo Dejalma Zimmer, doutor em Tecnologia de Semente, trazer Os Dez Mandamentos da Produtividade:

1. Usarás sementes da mais alta qualidade;
2. Usarás sementes inoculadas e tratadas com perfeição;
3. Cuidarás do feito da semeadura;
4. Ocuparás todos os espaços da sua lavoura com plantas vigorosas e sadias;
5. Regularás a plantadeira, cuidarás da velocidade do processo e acompanharás com métrica;
6. Protegerás todas as folhas, vagens e plantas;
7. Evitarás o coeficiente de compensação;
8. Previamente à colheita, farás um inventário registrando acertos e erros (limitadores);
9. Terás foco nos seus limitadores de produtividade; e
10. Cultivarás relações pessoais e comerciais com parceiros comprometidos com a produtividade.

     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, afirmou que a Federação tem orgulho em contar com a parceria da Mahindra e do Canal Rural para desenvolver o Nação Agro, um projeto que vai mostrar ao Brasil as potencialidades do setor. “É fundamental para a agricultura familiar ter empresas que acreditam na força do campo e da nossa gente”, completa Joel.

Assessoria de Imprensa – 11/10/2018 – Luiz Boaz