Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

PREÇO DO FUMO SERÁ NEGOCIADO NA PRÓXIMA SEMANA

 

 
Segunda rodada de negociações do preço pago ao produtor de fumo acontecerá na próxima semana, nos dias 16 e 17 de Janeiro, na sede da FETAG-RS. Sete entidades estarão reunidas para reunião inicial, estas compõem a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco.

 
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) e as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) receberão as seguintes empresas para negociação: JTI; Philip Morris; Universal Leaf; Alliance One; China Brasil Tabacos; CTA e Souza Cruz.

 
Para Nestor Bonfanti – Vice presidente da FETAG-RS e representante da entidade na Comissão “a segunda rodada de negociação tentará chegar a um acordo entre a proposta das entidades e das empresas. As empresas precisam colocar na conta o valor da mão de obra dispensada pelo trabalhador e sua família no plantio e colheita, é necessário contabilizar este trabalho.” 


Bonfanti ainda enfatiza que o custo de produção aumentou em 5.9% em relação a safra passada, e o produtor precisa receber este reajuste, contudo as propostas apresentadas pelas empresas na primeira negociação não chegaram a este patamar.