Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

CICLO DE PALESTRAS SOBRE LEGISLAÇÃO DO LEITE CONTINUA PELO ESTADO


As cidades de Ijuí, Santo Cristo, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberão o Ciclo de Palestras sobre as IN’s 76 e 77. Os eventos acontecem respectivamente nos dias 12, 13, 18 e 19 de junho. Estes eventos reúnem representantes de empresas e entidades do setor lácteo gaúcho para debater as principais alterações previstas nas IN’s que modificam a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru, em vigor deste 30 de maio. 

 

 
O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. A programação dos eventos inclui palestras sobre a Lei do Leite, aspectos de inspeção do leite, sanidade e plano de qualificação de fornecedores, depoimentos de produtores e indústria sobre o Programa Mais Leite Saudável, além de mesa redonda com especialistas da área.

 

 
O debate contará com transmissão simultânea por meio do Facebook do Sindilat (https://web.facebook.com/sindilatrs/).

 

 
A FETAG-RS apoia esta rodada de eventos pelo interior do estado, pois acredita que este momento é essencial para que o agricultor possa tirar suas dúvidas em relação às novas instruções normativas. Segundo Pedrinho Signori, diretor da federação que acompanha diretamente os debates, “o agricultor precisa entender profundamente o que dizem as normativas. A adequação será inevitável, mas ele necessita de um tempo maior para poder organizar sua propriedade”. O dirigente completa afirmando que é necessário um prazo maior para que o agricultor possa se adequar, pois ainda encontram dificuldades em relação à infraestrutura, como estrada, energia elétrica, transporte, entre outros.

 

 
Para o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, o tema da reunião é muito relevante, visto que as novas regras já estão em vigor e a adequação de toda a cadeia produtiva se faz necessária. "A ideia é que produtores, indústrias e prefeituras possam sanar dúvidas e perceber que é possível cumprir às normativas do Mapa, que visam a melhoria da competitividade e padronização mínima do leite cru", declara.

 

 
Os encontros são promovidos pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS), Secretaria da Agricultura, Sindilat, Apil, Famurs, Sistema Farsul, Fetag, Sistema Ocergs, Emater, Embrapa, Conseleite, Gadolando, Associação dos Criadores de Jersey, Fecoagro, Simvet, CRMV/RS, Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e URI.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação Sindilat