Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Década da Agricultura Familiar será na lançada na próxima segunda-feira

Instituída em âmbito global pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Década da Agricultura Familiar será lançada no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (11), às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A proposição é do deputado estadual Elton Weber.

 

A Década da Agricultura Familiar tem como objetivo valorizar a agricultura familiar, alavancar o desenvolvimento sustentável e garantir a segurança alimentar global. O Rio Grande do Sul será o estado pioneiro no país a promover a década.

 

De acordo com dados do Censo Agropecuário 2017, 3,9 milhões de estabelecimentos agropecuários no Brasil foram considerados como Agricultura Familiar, o que representa 77% do total brasileiro, que cultivam 80 milhões de hectares, com valor de produção de R$107 bilhões. No Rio Grande do Sul, o número total chega a 80,5%.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a década da agricultura familiar significa um reconhecimento mundial para uma categoria que produz grande parte de todo o alimento consumido no mundo. Precisamos aproveitar esse momento para cobrar dos nossos governantes mais políticas públicas que estimulem a produção e a sucessão rural, já que o Censo demonstrou que a população do campo está envelhecendo e que os jovens não estão dando continuidade as atividades dos pais”.