Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Aberto o Encontro Estadual de Jovens do Campo

Na tarde desta quarta-feira (20), foi aberto oficialmente o Encontro Estadual de Jovens do Campo, que conta com a participação de mais de 320 jovens de todas as partes do Estado. O evento acontece até a próxima sexta-feira, na sede da FETAG-RS, em Porto Alegre, e tem como tema “O Jovem Fala”.

Na primeira tarde de programação, os jovens foram divididos em grupos e encaminhados para os locais onde foram realizadas as primeiras oficinas do Encontro. As quatro oficinas da tarde trataram sobre Perspectivas sustentáveis e Comercialização em Redes; Cooperativismo e Comunicação Rural; Família – Convivência X Relacionamento; Geração de renda e o Jovem na gestão da propriedade.

No início da noite ocorreu a abertura oficial do evento, que contou com a presença da diretoria da FETAG-RS, através do presidente, Carlos Joel da Silva; da primeira secretária e coordenadora estadual de jovens, Diana Hahn; do vice-presidente, Nestor Bonfanti; do secretário-geral Pedrinho Signori; e da diretora de formação, Lérida Pavanelo. Também estiveram presentes o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; a secretária nacional de jovens da CONTAG, Mônica Buffon; o presidente do conselho administrativo do SENAR, Roberto Moraes; o vice-presidente da AFUBRA, Marco Antônio Dorneles; representantes dos deputados Elton Weber (estadual) e Heitor Shuch (federal); e lideranças do movimento sindical do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Na fala de abertura, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, saudou os jovens e falou sobre a importância da juventude na produção de alimentos em um mundo em que a demanda será cada vez maior. “Os mais novos podem sempre aprender com os mais velhos, mas os mais velhos também têm muito o que aprender com a juventude. A juventude é muito importante para o campo”.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, parabenizou a comissão organizadora do evento e deixou um recado para os jovens: “Muitas vezes vocês vão receber um não ou um talvez, mas o sim só vem depois de muito trabalho”.

Mônica Buffon, que representou a diretoria da CONTAG, disse que “os jovens são desafiados e aceitam os desafios”. Mônica completou dizendo que “o tema do evento é muito bom para o momento em que estamos passando. Nossa juventude precisa expressar o que de fato está sentindo. O êxodo rural da juventude é muito grande, e precisamos entender os motivos disso”.

Encerrando as falas, Diana Hahn, coordenadora estadual de jovens da FETAG-RS, falou sobre a sua trajetória no movimento sindical e parabenizou a comissão e a grande participação de jovens no Encontro. “Só teremos futuro se entendermos a importância que a juventude tem na nossa sociedade. Eu acredito na nossa juventude e tenho muito orgulho por todos vocês terem aceitado o convite para estar aqui”.

 

A programação da quarta-feira foi encerrada com um jantar e com a Amostra de Sabores e Saberes que apresentou produtos das agroindústrias.


Para amanhã, na parte da manhã, está previsto o Painel sobre a interferência das mídias sociais na construção da realidade, que será ministrada pelo Coletivo Intervozes e contará com a participação de todos os jovens. Na parte da tarde, eles voltarão a ser divididos em grupos para acompanhar outras quatro oficinas. Mídias sociais; A Visão do Jovem da Prática Sindical; Programa Jovem Saber; e Educação do Campo.