Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Jovens do Campo encerram Encontro Estadual na FETAG-RS

Após três dias de programação, chegou ao final o Encontro Estadual de Jovens do Campo, que contou com a participação de mais de 320 jovens de todas as partes do Estado. O encontro teve como tema “O Jovem Fala”.
 
Durante os três dias de programação, os jovens foram divididos em grupos e encaminhados para os locais onde foram realizadas as oito oficinas, que trataram sobre Perspectivas sustentáveis e Comercialização em Redes; Cooperativismo e Comunicação Rural; Família – Convivência X Relacionamento; Geração de renda e o Jovem na gestão da propriedade; Mídias Sociais; A visão do jovem da prática sindical; Programa Jovem Saber; e Educação do campo.
 
Ao final das oficinas, os grupos de jovens foram desafiados a criar uma forma criativa de apresentar ao grande grupo o que de mais importante foi aprendido ao longo do Encontro.
 
Conforme combinado nas oficinas, apresentações foram realizadas de formas variadas, através de música, encenação teatral e com diálogos entre os jovens. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de expressar pontos positivos do Encontro e os negativos, com sugestões de melhorias para as próximas edições.
 
A coordenadora de juventude da FETAG-RS, Diana Hahn, disse que o destaque do “encontro foi o envolvimento da juventude, que veio muito preparada. A mobilização começou muito antes e envolveu muitas pessoas, desde os dirigentes sindicais e coordenação do grupo. Quase todos os processos foram desenvolvidos pela juventude. Estamos muito satisfeitos com a nossa juventude e com o comprometimento que eles têm com a causa e com a agricultura familiar”.
 
Para Mônica Buffon, secretária Nacional de Jovens da CONTAG, “foi um grande prazer participar desse Encontro, que serve como uma preparação para o Festival Nacional da Juventude, que será realizado em Brasília, em abril do ano que vem. A juventude trouxe toda o potencial que eles apresentam no campo. O Encontro foi preparado nas bases, assim como o Festival Nacional é preparado. Espero toda essa juventude em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2020”.
 
Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG-RS, encerrou as falas agradecendo a participação dos jovens e parabenizando pelo envolvimento de todos na organização do Encontro. Joel destacou o papel do jovem na agricultura familiar. “Sem a juventude de hoje, não se tem futuro, e vocês são a certeza do nosso amanhã. Onde vocês estiverem, façam a diferença”.