NOTÍCIAS

Pautas da estiagem seguem longe de resolução devido a burocracia

Na tarde desta quinta-feira (28/7), a Fetag-RS esteve em audiência com o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e com o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Rodrigo Rizzo. Na pauta, a Semana Nacional da Agricultura Familiar e as demandas relacionadas a estiagem.

Representando a Fetag-RS, o presidente, Carlos Joel da Silva e a coordenadora estadual de Mulheres, Maribel Moreira, entregaram ao governador a Carta Aberta da Semana Nacional da Agricultura Familiar, documento em que constam informações e dados relacionados a agricultura familiar e que visa a informar a sociedade sobre o importante papel das famílias agricultoras no que se refere a produção dos alimentos que abastecem as mesas dos brasileiros diariamente, além de reforçar a necessidade de políticas públicas para programas que beneficiem o setor e em temas como saúde e educação.

Após a entrega do documento, o governador e os secretários presentes foram questionados a respeito das pautas relacionadas a estiagem, que seguem sem resposta ou que ainda estão pendentes de operacionalização.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, saiu da reunião preocupado, “pois ficou muito claro que os itens da pauta da estiagem estão estacionados devido a burocracia interna do governo. Se essa burocracia não for vencida, a atual gestão irá se encerrar deixando para trás um legado de pendências nos programas já anunciados, mas que não chegaram até os agricultores familiares”.

Joel cobrou do governador agilidade nos processos e afirmou que, se for necessário, mobilizações do setor poderão ser realizadas até o final do ano.

Também participaram da reunião o assessor especial da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Paulo Roberto da Silva, e os assessores da Fetag-RS Adrik Richter e Eduardo Oliveira.

 

Foto: Eduardo Oliveira