NOTÍCIAS

Plenária interestadual da Região Sul aconteceu hoje

 

A discussão sobre o texto base para o Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG aconteceu hoje (25) pela manhã,  por videoconferência em plenária interestadual. Mais de 100 delegados(as) dos três estados da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) participam do debate. O formato virtual para debate fez-se necessário pelo cenário da pandemia.

No início da plenária aconteceu uma fala da Fiocruz sobre o contexto da Pandemia e objetivos da vacinação para contenção da Covid-19, trazendo a preocupação com o público rural enquanto elementos frágeis na cadeia de contaminação do vírus. Logo após, aconteceu o debate sobre temas polêmicos e estruturantes do Movimento Sindical brasileiro.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva este é um momento delicado para o fortalecimento do movimento sindical no estado, mas também no país. “Precisamos pensar nos municípios, fortalecer os Sindicatos, olhar a realidade dos agricultores, ouvir suas necessidades para então agir em prol da melhoria de políticas públicas que geram a manutenção e sustentabilidade de suas propriedades”. Ainda o presidente destaca que com o formato virtual, propostas polêmicas devem ser encaminhadas para o Conselho da CONTAG.

Agricultores e pecuaristas fortes, com propriedades estruturadas e com qualidade de vida é sinônimo de um Movimento Sindical atuantes, que se preocupa com seus associados. Consequentemente, relaciona-se com o fortalecimento de toda a estrutura, Sindicatos, Federações e Confederação. Juntos somos mais fortes.