NOTÍCIAS

Preço referência do leite para março apresenta queda

Em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (23), o Conseleite, colegiado que reúne entidades representativas do setor leiteiro, informou o valor referência para o leite no mês de março, calculado em R$1,3786. Se comparado com o mês anterior (R$1,3887), houve queda de 0,73%.

De acordo com estudo da UPF, apesar da redução no mês de março, o valor está 11,78% acima da média registrada no mesmo período do ano passado.

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, que participou da reunião “a alta registrada quando comparada com o mesmo período de 2020, não cobre a elevação nos custos de produção dos últimos meses. Para o mês de março, registramos mais uma queda, que é leve, mas que mantém a preocupação da FETAG-RS com a rentabilidade das famílias, que lucram cada vez menos e que leva ao abandono da atividade”.

No primeiro trimestre de 2021 foi registrado um aumento de 25% no preço dos fertilizantes, o que pressiona ainda mais produtor de leite. A FETAG-RS também salienta que a queda no consumo dos lácteos é mais um efeito da pandemia, que causa desemprego, do término do auxílio emergencial, que precisa retornar urgentemente, e da volta as aulas que não ocorreu conforme o previsto.

Considerando que 95% dos produtores gaúchos são familiares e que o próximo Plano Safra está sendo discutido, é fundamental que o governo tenha o olhar de fortalecimento do Pronaf, um dos únicos instrumentos da política agrícola nacional que ampara o agricultor familiar através do custeio e do investimento pecuário.

Na reunião de hoje também foram confirmadas as alterações no regulamento do conselho, que a partir de agora passará a ser coordenado por Alexandre Guerra, do Sindilat e vice-coordenado por Rodrigo Rizzo, da Farsul. Também foi aprovada a inclusão no Conseleite da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do RS (Apil) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), o que aumenta para 18 o número de entidades integrantes.