NOTÍCIAS

Presidente eleito da Contag prestigia assembleia da Fetag

 à apresentação do relatório de atividades e ao balanço contábil da Federação. Além da direção da Fetag, o recém-eleito presidente da Contag, o gaúcho Alberto Broch, prestigiou a assembleia.
     Na parte da tarde, a ordem do dia abriu espaço para assuntos gerais, entre eles meio ambiente, fumo, leite, integrados, endividamento e Grito da Terra Brasil. O presidente Elton Weber saudou os representantes dos diferentes sindicatos e das regionais sindicais, agradecendo a presença de todos. Ao lado de Weber compuseram a mesa Sérgio de Miranda, Elisete Hintz, Amauri Miotto, Josiane Einloft, Nestor Bonfanti, Nélson Wild e Lérida Pavanelo, além de Broch e do deputado estadual Heitor Schuch.
     Broch falou de sua eleição para a Contag, enfatizando que esta foi a primeira viagem desde o Congresso, que se encerrou no dia 14 de março. “Estar na casa dos trabalhadores rurais do Rio Grande me enche de alegria e estímulo”, disse, afirmando que retornará quantas vezes se fizer necessário ao Estado, como presidente da Contag, para “tomar a água do Rio Grande, a fim de recuperar as forças e cumprir as tarefas definidas por todos nós”.
     A fala de Alberto foi carregada de elogios ao papel desempenhado pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e, em especial, à Fetag, durante os seis meses de costura da chapa única para a Contag. Disse que a constante presença dos diretores da Federação em Brasília, do acompanhamento à sucessão de recuos e avanços, da capacidade de negociar, sem abrir mão de princípios, é peculiar dos gaúchos. Ele enfatizou, ainda, que quem assume a presidência da Confederação em 29 de abril não é o Alberto, mas sim “o Rio Grande, a Fetag”.
     Traçando uma conjuntura do que foi vivenciado pelo movimento sindical, Broch adiantou alguns eixos que devem compor o Grito da Terra Brasil: meio ambiente e habitação – este último, se não houver ampliação de faixas no pacote anunciado ontem (25) pelo presidente Lula. Ele ainda recordou a desfiliação da Contag à Cut e discorreu sobre a importância de “construir a CTB no campo”.
     Após aprovação por unanimidade da ata, Elisete Hintz, 1ª secretária da Fetag, apresentou o Relatório de Atividades, seguida de Sérgio de Miranda, vice-presidente, que “fez um passeio” pelas páginas do relatório, falando das diversas áreas de atuação, bem como dos departamentos da Fetag. Em seguida, o tesoureiro-geral, Amauri Miotto, enfocou a autossustentação do movimento sindical e comentou sobre a automação do sistema de arrecadação da Federação.

Mais informações: Elton Weber (51-9324-0040)

Assessoria de Imprensa – Izabel Rachelle (51-3393-4866)