NOTÍCIAS

Primeiros contratos do PNCF Empreendedor são assinados na Expointer

Depois de anos incansáveis de luta da Fetag-RS e seus Sindicatos, a Expointer serviu de palco para as primeiras assinaturas do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF linha empreendedor.

 

Na tarde do dia 1º de setembro, durante a programação da Expointer, os dois beneficiários agricultores familiares assinaram seus contratos na presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, do presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro e do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. Os primeiros agricultores beneficiados foram Flávio Duarte, de São Lourenço do Sul e Evanoe Farias Castro, de Pinheiro Machado.

 

A operacionalização da linha de crédito possibilita que as famílias possam investir em suas propriedades, aumentando a produtividade e consequentemente, garantindo a permanência das famílias no campo.

 

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “conquistamos uma pauta que há muitos anos nossos(as) agricultores(as) esperavam. Com toda certeza estas assinaturas foram um marco na história das famílias e do Movimento Sindical. A partir de agora nossos Sindicatos passam  a coletar as novas propostas do PNCF” finaliza o dirigente.

 

A Fetag-RS e a Contag propuseram ao Ministério da Agricultura a criação de um grupo de trabalho para rever a mudança da legislação de enquadramento e teto de financiamento para atender a região sul do país.