NOTÍCIAS

Regional Fronteira discute enfrentamento à estiagem

janeiro, às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, um Encontro de Discussão sobre a Prevenção e Combate às Estiagens na Região da Campanha e Fronteira-Oeste. O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, entidades de pesquisa e assistência técnica, representantes do governo do Estado, Associações de Produtores, do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), entre outros para discutir os efeitos das sucessivas estiagens que estão ocorrendo na região nos últimos anos.
          O gerente-adjunto da Emater, Luis Fernando Fabrício, fez uma apresentação sobre as características diferenciadas da região, colocando que é preciso pensar em um projeto de desenvolvimento que contemple a realidade regional de baixa precipitação, diferenciação de solo, bem como novas estratégias produtivas.
Já o coordenador da Regional Fronteira, Milton Brasil, destacou a importância da união de toda a região em busca de políticas de infra-estrutura de armazenagem de água, bem como lembrou que além disso é preciso trabalhar com o produtor estratégias de organização do modelo de produção. “Temos que olhar para o futuro de forma rápida visando evitar, ainda mais, o incremento do êxodo rural”, alerta.
          Entre os encaminhamentos ficou decidido a necessidade de incluir a região no Programa Água para Todos. Com esse propósito foi organizada uma comissão que irá sensibilizar o governo federal, puxada pelos prefeitos Luiz Carlos Folador, de Candiota, e o prefeito Eduardo Colombo, de Bagé. O deputado estadual Heitor Schuch, que representava a Assembleia Legislativa, disse que pedirá na Comissão de Agricultura da AL a criação de uma Subcomissão de Discussão dos Efeitos das Mudanças Climáticas na Produção Agrícola.
          A reunião terminou com o desafio da construção de estruturas de armazenamento de água, como açudes de qualidade, cisternas, bem como uma política pública de apoio à produção da agricultura e pecuária familiar. Além disso, que o produtor se conscientize para fazer reservas de suplementação alimentar em períodos atípicos em decorrência da variação climática. “Estamos iniciando uma grande mobilização regional voltada para a agropecuária familiar, tanto com água para consumo humano, como para a produção rural”, completa Brasil.
Mais informações: Milton Domingues Brasil – (53) 99769146 ou Amilton Camargo – (55) 91672512
Texto final: Assessoria Imprensa Fetag/Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)