NOTÍCIAS

Reunião com a Secretaria de Previdência trata de problemas enfrentados pelos Sindicatos e segurados do INSS

Nesta quinta-feira (25), a FETAG-RS teve reunião com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para tratar sobre a Perícia Médica Federal, apresentando problemas sentidos e vividos pelos agricultores familiares no estado.  A agenda foi marcada pelo deputado federal Heitor Schuch e contou com a participação do secretário-adjunto de previdência, Elvis Gallera, e do coordenador-Geral de Gerenciamento da Perícia Médica Federal, Dr. Eduardo de Oliveira Magalhães.

Ao longo da semana, os sindicatos filiados a FETAG-RS foram provocados a enviar todas as principais demandas que estão afetando o dia a dia nos municípios.

A FETAG-RS recebeu relatos de impossibilidade de marcação de perícias via aplicativo Meu INSS, devido a Ação Civil Pública que impede o agendamento pela plataforma quando a espera é superior a 45 dias, e casos de agendamentos realizados pelo fone 135 em que os segurados foram encaminhados para agências em municípios distantes, criando dificuldades para locomoção até o local designado.

O baixo número de peritos que retornaram suas atividades após a reabertura das agências também cria dificuldades em várias localidades, dentre elas, Frederico Westphalen, município que atende segurados de cidades vizinhas e cujos prazos para atendimento chegam a ser superiores a 70 dias.

De acordo com a Secretaria de Previdência, será providenciado remanejamento de peritos para garantir um equilíbrio entre as regiões do estado, visto que existem regiões com tempo de espera inferior a 15 dias e outras com período superior a 61 dias. Ainda, foi levantada a possibilidade de mudanças no aplicativo Meu INSS com a inclusão de uma categoria de segurado especial, o que permitiria maior agilidade no momento de inserir os dados e os documentos necessários para a abertura a solicitação de benefício.

Como encaminhamentos, o Secretário-adjunto de previdência, Elvis Gallera, afirmou que o INSS está adotando medidas para reduzir a fila de perícias ainda pendentes e que irá verificar a questão dos indeferimentos no pós-perícia, problema que tem sido relatado com frequência pelos sindicatos.

Também será verificada questão da Ação Civil Pública que está impossibilitando a marcação de perícias pelo Meu INSS no estado do Rio Grande do Sul.

Pela FETAG-RS participaram da reunião o vice-presidente, Eugênio Zanetti, a segunda vice-presidente, Elisete Hintz, a diretora e coordenadora estadual de mulheres, Maribel Moreira, e assessoria jurídica, Dra. Elaine Dillenburg e Guilherme Piaseski.