NOTÍCIAS

Reunião com ministra encaminha demandas da agricultura familiar

Ontem, segunda-feira (29), em Brasília, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, participou de audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na qual foram encaminhadas demandas da agricultura e pecuária familiar.

A pedido da Fetag-RS e da Contag, o Ministério acatou a sugestão para que no primeiro semestre de 2022 sejam emitidas DAPs – Declaração de Aptidão ao Pronaf- e CAFs – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, documento que irá substituir o modelo atual a partir de julho do próximo ano. A intenção inicial era fazer a mudança em janeiro. Também foi acertado que os técnicos da Contag e do MAPA irão se reunir hoje para avaliar pontos que ainda necessitam de ajustes.

Sobre o crédito fundiário, a ministra se comprometeu a fazer um estudo sobre a situação do Rio Grande do Sul e atender todas as demandas existentes. A Ministra também disse que está em busca de mais recursos para atender a demanda do Pronaf Investimento, que superou as expectativas e já consumiu todo o valor que estava previsto.

Também pautou a reunião a questão dos insumos agrícolas, que tiveram forte alta nos preços nos últimos meses, prejudicando o setor. De acordo com a ministra, foi criado um grupo de trabalho dentro do governo que está discutindo alternativas internas e externas através do diálogo com países como China, Rússia Canadá e Chile, que receberam o pedido do MAPA de aumento na exportação dos insumos para o Brasil para que toda a demanda do país seja atendida.

Para a cadeia leiteira, a ministra garantiu que está trabalhando para tentar resolver os problemas que estão afetando a setor. As federações e as entidades representativas do setor foram convidadas pelo MAPA a enviar sugestões de medidas que possam auxiliar na resolução das questões que estão afligindo e até mesmo fazendo com que famílias desistam da atividade.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a reunião foi produtiva e conseguimos encaminhar temas que nos causavam preocupação, como a substituição da DAP, que ganhou prazo maior. Porém, ainda estamos muito preocupados com a alta dos insumos, que afeta todas as cadeias, e com os produtores de leite, que estão sofrendo muito com a alta dos custos de produção e com os baixos pagos preços pelas indústrias. Agora temos que seguir articulando com os deputados federais para que as entidades façam parte do grupo de trabalho que está discutindo a alta dos insumos, pois temos muito a contribuir e conhecemos a realidade do setor”.

Também participaram da reunião, representando a Contag o presidente, Aristides dos Santos, o vice-presidente, Alberto Broch, a secretária de Política Agrícola, Vânia Pinto, e assessores. Representando o MAPA, o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Marcio Cândido Alves, o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, e técnicos do Ministério.