NOTÍCIAS

Reunião de entidades discute gestão do Conseleite

No final da tarde de segunda-feira (8), na sede da Fetag-RS, as entidades que compõem o Conseleite discutiram temas relacionados a sua gestão, principalmente por parte do Sindilat, que atualmente está na presidência do Conselho. As entidades representativas dos produtores (Fetag-RS e Farsul) solicitaram mudanças urgentes sob alegação de que os produtores estão sendo altamente prejudicados.

Na última reunião, o preço referência do litro do leite que é pago ao produtor apresentou queda de 4%, no entanto, os custos de produção seguem subindo em níveis sem precedentes. O valor estabelecido pelo Conseleite é criticado pela Fetag-RS.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a representação da indústria também precisa se posicionar em favor do produtor, pois ela é responsável por quem produz. O modelo atual é excludente e precisa ser modificado para outro que defina o preço a partir do custo do produtor e não pelo preço pago pelo consumidor, ou correremos o risco de quebrar os produtores e a cadeia leiteira como um todo”.

Nos últimos anos, muitos produtores deixaram a atividade. A Fetag-RS cobra fortemente para que o Sindilat faça uma campanha de defesa do produtor através de suas mídias sociais, remunere adequadamente o produtor e, juntamente com as demais entidades, procure um novo sistema para que a cadeia produtiva se sustente, o que não está acontecendo agora.

A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais não admitirão novas quedas no preço pago ao produtor pelo litro do leite e tomarão as medidas necessárias para defender quem de fato produz.