NOTÍCIAS

Reunião debate setor de hortifrutigranjeiros

Na manhã de hoje, quinta-feira (17), a Comissão Estadual de Hortifrutigranjeiros da FETAG-RS reuniu-se, através de videoconferência, para debater temas ligados ao setor.

Na oportunidade, os integrantes da comissão trouxeram para discussão temas como: a nova Lei do Vinho, o Cadastro de Aplicadores de Herbicidas Hormonais, o funcionamento do CEASA e sobre o sistema de Rastreabilidade de Hortifrutigranjeiros desenvolvido pela FETAG-RS.

Também foi tema recorrente a alta nos custos de produção que afeta a cadeia de hortifrutigranjeiros, assim como várias outras, e os baixos preços que são pagos aos produtores. Sobre a CEASA, a comissão definiu que realizará um estudo juntamente com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e com os agricultores familiares que negociam sua produção no local para avaliar eventual necessidade de alteração no horário em que os produtores acessam a central. Nos próximos dias, haverá nova reunião da comissão para encaminhar o assunto.

De acordo com o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, que participou da reunião, “a comissão debateu temas muito importantes e que afetam o produtor diariamente, como por exemplo o custo de produção, que não para de subir, e os preços que são pagos ao produtor. Muitas vezes o consumidor paga a mais nos supermercados, mas essa diferença não chega na ponta e quem produz fica no prejuízo”.