NOTÍCIAS

Solicitada pela FETAG-RS, Banco Central publica resolução para a cigarrinha do milho

O Banco Central publicou resolução solicitada pela FETAG-RS, em conjunto com a FETAEP, FETAESC, Emater, EPAGRI e Fecoagro, permitindo que agricultores que comunicaram perda em decorrência dos danos causados pela cigarrinha do milho, sejam indenizados pelo Proagro.

A medida foi discutida em reunião das entidades, realizada recentemente, para debater os sérios problemas causados pela praga na última safra nos três estados do Sul, sendo que a cobertura do Proagro foi considerada fundamental.

De acordo com a resolução, as perdas provocadas pela cigarrinha receberão cobertura do Proagro devido ao fato de não haver atualmente um método de controle e combate que seja técnica e economicamente exequível.

A resolução também estabelece que os agentes do Proagro revejam eventuais indeferimentos nos pedidos de cobertura de operações enquadradas a partir de 1/7/2020 motivadas pelo entendimento de que as perdas não deveriam ser amparadas pelo programa.

De acordo com o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “a medida foi uma demanda da FETAG-RS e das demais entidades, que entenderam as dificuldades que a praga causou para muitos produtores que já haviam sofrido com estiagem nas últimas safras. Eles não poderiam ficar desamparados pelo Proagro. Mais uma conquista do nosso movimento sindical”.