Aposentados Rurais

Resgate histórico da Comissão Estadual de Aposentados e Aposentadas Rurais

1998 – Fundação da Comissão de Aposentados Rurais, para garantir a organização, o debate e o encaminhamento específico de reivindicações e lutas deste segmento. A partir daí, começam a acontecer diversos encontros de aposentados nos municípios, contemplando o debate dos problemas, celebrações, palestras, diversão e lazer

1999 – Houve 4 reuniões da Comissão Estadual de Aposentados em Porto Alegre na Fetag – RS.

2000 – Primeiro encontro estadual de aposentados 28-29/11/2000 na Vila Bethânia, Porto Alegre, tendo representantes de praticamente todo o Estado. Onde se tratou os temas saúde do idoso, resgate do histórico do MST, organização de comissão de aposentados em todos os municípios e fortalecer a Comissão Estadual fazendo com que as demais regionais que ainda não tem representantes se façam representar, ampliar campanha do desconto de passagem para os aposentados, propor mudanças da idade limite de 65 para 60 anos. Implantar o desconto de 2% em todos STR’s.

2001 – Encontro Reúne mais de MIL pessoas 22/04/2001. O evento destaque do ano realizado pela comissão de aposentados rurais do STR de Tapejara promoveu no dia 22 de abril o 5º encontro dos aposentados rurais da comunidade de Vila Campos mais de 1000 pessoas participaram das atividades naquela oportunidade a assessora jurídica da Fetag Jane Berwanger apresentou uma palestra sobre direito dos idosos ressaltando a importância do respeito à dignidade em todas as etapas da vida.

2002 – Mobilização Aposentados Fetag-RS 02/04/2002. Mais de 6000 aposentados rurais participaram no dia 2 de abril das manifestações que a Fetag promoveu em Porto Alegre. Eles vieram reivindicar um salário-mínimo de 240,00 reais, a garantia de distribuição de medicamentos, a ampliação do benefício de desconto nas passagens intermunicipais e ainda a revogação da instrução normativa nº 56 da previdência social em especial no que diz respeito ao segurado especial.

2002 – Segundo encontro estadual de aposentados 30-31/10/2002 na Vila Bethânia, em Porto Alegre. A comissão estadual de aposentados elaborou uma extensa pauta de atividades. o potencial que o aposentado tem para produzir as dificuldades e limitações integraram a programação

2003 – Dia Estadual do Aposentado Rural, por autoria do Deputado Estadual Heitor Schuch, consolidou o dia 5 de outubro como o Dia Estadual do Aposentado Rural, data essa sugerida pela própria comissão. A comissão estadual se reuniu 2 vezes em 2003 tratando questões que dizem respeito às reivindicações específicas, como a preocupação com o valor do salário-mínimo, a garantia da disponibilidade de remédios de uso contínuo eu acesso ao transporte coletivo intermunicipal, garantindo o desconto para o aposentado a partir de 60 anos. Essas lutas foram incluídas na pauta do Grito da Terra Brasil. Ocorreram 19 encontros municipais e/ou rede e pensionistas rurais. Vários STR’s Já constituíram comissões municipais para pensar políticas específicas.

2004 – Terceiro encontro estadual de aposentados 05-06/10/2004 no auditório da Fetag-RS em Porto Alegre foram 2 dias de conscientização da necessidade de organizar a categoria dentro do movimento sindical. Ocorreu também lançamento de sua logomarca, que dá visibilidade identifica a CEAR dentro do movimento. Um Marco importante nesta nova caminhada em busca do fortalecimento de toda uma geração que, embora aposentada, continua muito ativa. A partir do encontro serão realizadas plenária em todas as 22 regionais sindicais da Fetag – RS, sendo precedida por encontros municipais. No mesmo ano é aprovado o Estatuto do Idoso, fruto do grande debate feito pela terceira idade de todo o país.

2005 – Encontro da comissão estadual. A comissão estadual de aposentados rurais da fetag realizou 2 reuniões, que contou com a participação de 30 pessoas. Um total de 15 plenárias regionais de aposentados atingiu 9.000 pessoas, oportunidade em que se resgatou a luta do MSTTR e a importância dos aposentados para o conjunto do movimento sindical.

2006 – Quarto encontro estadual de aposentados (ou seminário) 11, 12/09/2006 com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o estatuto do idoso e definir a pauta dos encontros regionais e municipais em comemoração ao dia dos aposentados rurais, bem como as deliberações da primeira Conferência Nacional do idoso e conhecer a experiência de organização dos aposentados no sindicato dos trabalhadores rurais de Santa Maria que foi agraciado, em São Paulo com o prêmio de talentos da maturidade, em sua oitava edição, concurso promovido todos os anos pelo banco real, reconhecendo o grande trabalho que o STR faz com os grupos da terceira idade naquele município. A comissão estima que ocorreram cerca de 50 eventos, entre regionais e municipais, envolvendo a participação de aproximadamente 35 mil pessoas.

2007 – Encontro da comissão estadual, apesar da comissão estadual de aposentados rurais ter se reunido apenas uma vez, em forma de seminário, ao longo de 2007, o trabalho de valorização e organização dos aposentados nos municípios e nas regionais por parte do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais continuou acontecendo com muita intensidade. foram realizados vários encontros municipais e regionais de aposentados por todo o estado, concentrados, especificamente no mês de outubro. Durante o nono Congresso estadual do MSTTR se defendeu a necessidade da Constituição de comissões municipais que motive, mobilizem e articulam a realização de encontros municipais de aposentados ou formação de grupos da terceira idade.

2008 – Encontro de Aposentados, a comissão estadual de aposentados se reuniu uma vez durante 2 dias para planejar as ações no decorrer do ano. ocorreram 31 encontros municipais de aposentados debatendo a história lutas e conquistas do MSTTR, autoestima do idoso e estatuto do idoso. também aconteceram 11 encontros intermunicipais e regionais que além de tratarem dos temas anteriores também trabalharam à sucessão rural.

2009 – Encontro da comissão estadual, a comissão estadual de aposentados rurais se reuniu 2 vezes quando se definiu o projeto do transporte intermunicipal como grande Bandeira de luta estadual e a definição da confecção de um boletim informativo das lutas e conquistas específico para ser distribuído nesses nos encontros. Foram realizados 49 encontros municipais de aposentados e 8 encontros regionais de aposentados.

2010 – Encontro da comissão estadual, a comissão estadual se reuniu 2 vezes com duração de um dia e meio. foram realizados 41 encontros municipais debatendo história, lutas, conquistas do MSTTR, autoestima, estatuto do idoso e sucessão rural. aconteceram também 9 encontros intermunicipais e regionais.

2011 – Houve a continuidade do comprometimento e da valorização da terceira idade. A comissão estadual de aposentados da Fetag se compromete a continuar engajada na ativação das comissões municipais e/ou criação delas.

2012 – Quinto Encontro estadual de aposentados (Ampliado e Descentralizado) realizou-se uma visita pedagógica da comissão de aposentados, juntamente com coordenadores e assessores regionais, ao STR de SANTA MARIA, o qual desenvolve com grande afinco trabalho com a terceira idade naquele município e de suas extensões de base. Neste mesmo ano foram organizados em torno de 120 eventos de promoção social envolvendo um público de aproximadamente 20.000 pessoas, além de ser abordado com grande ênfase às questões relativas ao estatuto do idoso, inclusive fazendo entrega de 15.000 Estatuto do Idoso para a divulgação dos direitos e de reivindicações do seu cumprimento.

2013 – Sexto Encontro estadual de aposentados (ampliada e descentralizada) 13-14/08/2013 a comissão estadual de aposentados juntamente com coordenadores e assessores regionais na presença da CONTAG, fizeram uma visita a experiência de trabalho com terceira idade do STR de QUINZE DE NOVEMBRO, regional Alto Jacuí. um dia que ficou marcado para todos que participaram, seja pelo trabalho lá desenvolvido ou seja pela Bela recepção e acolhida feita por aquele sindicato. neste mesmo ano foram realizados 20 eventos reunindo mais de 12000 idosos rurais onde o palestrante Ainor Lotário abordou o tema: A Arte de Viver e a Sabedoria de Envelhecer.

2014 – Sétimo Encontro estadual de aposentados (Ampliado e Descentralizado) SANTO CRISTO, regional SANTA ROSA 26-27/08/2014 foi possível observar e conversar sobre a forma de organização a partir de parcerias locais, o grande envolvimento e trabalho do STR com a organização da produção do município, enfim, dias de grandes trocas de saberes. Uma grande conquista neste ano foi a inclusão da Fetag como membro do C0onselho Estadual da Pessoa Idosa, um espaço importante de debate construção e políticas de atuação voltadas ao idoso.

2015 – Seminário GENÊRO e GERAÇÃO, neste ano a Fetag começa a integrar o Conselho Estadual Da Pessoa Idosa, a partir disso começou a participar como membro da frente parlamentar em defesa da pessoa idosa da assembleia legislativa. Aconteceram vários eventos durante o ano envolvendo os aposentados, tanto eventos municipais enquanto regionais. O primeiro seminário Intergeracional, GÊNERO E GERAÇÃO que trouxe como pauta a sucessão familiar como foco o mapa acima dos saberes da Juventude da pessoa idosa.

2016 – Segundo Seminário GÊNERO e GERAÇÃO, o encontro de aposentados, mulheres e jovens, aconteceu em Porto Alegre e contou com a participação de mais de cem pessoas em 2 dias de muitas reflexões, troca de conhecimentos propostas construídas e compromissos assumidos pela fetag e pelas 23 regionais sindicais. Nesse mesmo ano foram realizados 17 encontros regionais envolvendo os aposentados em diversas regionais sindicais do estado, onde, realizaram-se atividades objetivando a troca de experiências vividas, proporcionando conhecimento sobre legislação, contendo os direitos do estatuto do idoso, além de informações referente às políticas públicas. foram realizados amplos debates sobre a diminuição da população rural, especialmente no tocante que os idosos estão ficando sozinhos no meio rural.

MOBILIZAÇÕES CONTRA A REFORMA DA PREVIDENCIA em dezembro de 2016, encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de emenda constitucional-PEC, nº 287/2016, trazendo em seu bojo uma cruel da nova proposta de reforma da previdência social trabalhadores rurais nem especiais as mulheres seriam severamente atingidas. a partir de então o movimento sindical CONTAG – FETAG-RS, regionais sindicais e sindicatos erguer uma Bandeira “nenhum direito a menos” em defesa dos trabalhadores rurais. Em 16/12/2016 aconteceu 52 mobilizações nas agências da previdência social com mais de 25.000 pessoas envolvidas.

2017 –Terceiro encontro Gênero e Geração realizado no mês de dezembro em Torres/ RS, o qual teve participação de jovens, mulheres e idosos, onde foi debatido a importância da organização, e o enfrentamento dos problemas no meio rural. A comissão estadual no decorrer do ano desempenhou um trabalho efetivo na manutenção dos direitos previdenciários os quais estavam ameaçados pela reforma da previdência, levando em conta que a referida reforma atingiria também as pessoas já aposentadas. Mobilizações pelos estados contra a PEC 287/2016 aconteceram, como em Santa Cruz do Sul envolvendo mais de 10.000 pessoas e em Santa Rosa com a participação de mais de 12.000 pessoas. Encontros municipais e regionais foram realizados.

2018 – Eventos de Aposentados Um total de 13 encontros regionais de aposentados foram realizado começo de 2018, atingindo um público de 3.740 pessoas. nos eventos foram tratados temas específicos da terceira idade entre os quais o acesso à saúde pública e previdência social.

2019 – Encontro da comissão de aposentados, a comissão se reuniu em três oportunidades para trabalhar a importância da terceira idade no movimento sindical e na sociedade. A Fetag-RS atuou em três etapas distintas, com o intuito de incentivar os representantes da comissão a criar um plano de trabalho. Na primeira etapa foi trabalhado o “eu “de cada dos integrantes, na segunda etapa, os participantes refletiram sobre a comunidade em que vivem: “Como é a vida da pessoa idosa em meu município? Qual é o trabalho realizado junta terceira idade pelo meu sindicato?”. No terceiro encontro já com o reconhecimento dos integrantes da comissão como sujeitos de referências no trabalho contou com a importante participação dos assessores regionais fortalecendo a ligação entre eles para a sua boa ação, criação e execução de ações eventos voltados para os nossos associados da terceira idade. Como resultado dos encontros foram realizados mais de 20 eventos em comemoração ao mês do idoso, ocorridos de outubro a dezembro, e que envolveram 10.000 idosos associados do sindicato dos trabalhadores rurais. Os eventos abordaram temas como saúde, família, envelhecimento ativo no meio rural e os direitos da pessoa idosa.

2020 – A pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social atingiram em cheio a população mundial, principalmente as pessoas idosas, que são muito suscetíveis ao vírus. sem a possibilidade de realizarmos reuniões presenciais, o movimento sindical precisou se reinventar para garantir a continuidade do trabalho em prol dos agricultores e das agricultoras familiares da terceira idade. Realizamos 3 reuniões da comissão no segundo semestre de 2020 através de sistema de videoconferência.

2021 – Encontro comissão aposentados, a comissão estadual se reuniu presencialmente no mês de novembro, no município de Nova Petrópolis, quando fez trabalho voltado a valorização e a importância dessa comissão no MSTTR. com visita pedagógica voltada a saúde, qualidade de vida, sustentabilidade, revalidação dos descontos do 2% é a participação da família nas propriedades, onde Pais e filhos trabalham juntos dividindo a renda. Também tratamos sobre a reestruturação do plano de lutas aposentados e aposentadas do Rio Grande do Sul com foco no fortalecimento do SUS, nas políticas de valorização do salário-mínimo, centro de convivência, revogação da emenda constitucional 95, luta pelo décimo quarto salário, consignados, violência contra aposentados (as), e mulheres fortalecimento dos conselhos de idosos, políticas públicas para a terceira idade, auxílio para pessoas especiais eu cumprimento do estatuto do idoso. A partir de setembro aconteceram vários eventos regionais e municipais alusivos ao Dia do Aposentado Rural.2022 – 8º Encontro Estadual de Aposentados. O encontro estadual de aposentados aconteceu em Porto Alegre no dia 19 de outubro de 2022 na sede da Fetag-RS e contou com a presença de aproximadamente 350 aposentados. O encontro teve como lema “Experiência, sabedoria e desafios!”.

Diretores responsável pela pasta dos aposentados:

02/1999 a 2003 – Pedro Paulo Nienow (Secretário Geral) e Omar Santos de Almeida (2º Secretário)

02/2003 a 2007 – Elisete Kronbauer Hintz (Coordenadora de Mulheres)

02/2007 a 2011- Elisete Kronbauer Hintz (Secretária Geral)

02/2011 a 2015 – Elisete Kronbauer Hintz (Secretária Geral)

02/2016 a 2020 – Elisete Kronbauer Hintz (Tesoureira Geral)

02/2020 a 2024 – Maribel Costa Moreira (Coordenadora de Mulheres) e Pedrinho Segnori (1º Secretário)

 

 

 

Equipe responsável
Lérida Pivoto Pavanelo – lerida@fetagrs.org.br – Diretora
Paula Fortunato – paula@fetagrs.org.br – Assessora

Normativas, legislações, documentos e demais arquivos referentes a esta pasta estão disponíveis para download. Basta clicar em Menu -> downloads, e pesquisar pelo departamento correspondente ao tema.