Educação do Campo

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”  Paulo Freire

 

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTRS) tem como uma das bandeiras de luta a Educação do/no Campo que é um direito constitucional. Desde sua fundação, em 1963, se preocupou com os rumos da educação dos trabalhadores rurais. Apesar de todos os avanços na legislação, ainda é necessário repensar qual o papel da escola e a sua função junto as comunidades, porque a escola/educação é fundamental na perspectiva de contribuir para que os/as jovens permaneçam junto as suas famílias e propriedades.

Pois à busca de conhecimento, faz com que estes/as acabem indo estudar nas escolas urbanas, abandonando a vida no campo, migrando para a cidade, para trabalhar na indústria e no comércio, sem se darem conta que são “empreendedores” e que poderão “tocar” os negócios da família.

Um dos temas preocupantes é a questão da sucessão rural, que passa longe das porteiras das propriedades rurais. – Quem ficará no meio rural, quem continuará plantando? – É um assunto muito sério que precisamos debater em todos os movimentos, sindicais, sociais, governos e também na sociedade em geral, para encontrarmos saídas para reverter este cenário que está galopando nos campos do nosso país.

Precisamos insistir em mudar esta atual conjuntura, acreditamos que a educação/formação é fundamental para que estes/as jovens, acreditem e mudem o projeto de suas vidas. E este é o desafio desta entidade, no sentido de esclarecer, dialogar e aprofundar junto aos professores do campo, a educação, as demandas do campo, bem como propor políticas públicas adequadas a realidade das famílias trabalhadoras rurais.

Trabalhar em parcerias com Conselhos, Secretaria Estadual de Educação, universidades, gestores municipais, para que estes espaços sejam instrumentos de discussão em prol de uma educação do/no campo de qualidade, com sucessão rural, pensando nos territórios, nas famílias e promovendo desenvolvimento regional.

A Comissão Estadual de Educação do Campo, realiza atividades junto aos Sindicatos, regionais sindicais e coordenadorias de educação do estado, na atuação junto ás CFR’s – Casas familiares rurais e EFA’s Escola Família Agrícola, no grupo das Experiências exitosas.

 

Equipe responsável
Camila Rode –  camila@fetagrs.org.br – Diretora

Paula Rosana Fortunato – paula@fetagrs.org.br

Ketruin Jardella – ketruin@fetagrs.org.br

 

 

Normativas, legislações, documentos e demais arquivos referentes a esta pasta estão disponíveis para download. Basta clicar em Menu -> downloads, e pesquisar pelo departamento correspondente ao tema.