Saúde

“A Natureza não faz nada em vão” Aristóteles

 

A Saúde é um Direito de todos e um Dever do Estado

O Sistema Único de Saúde (SUS) originou-se na luta dos movimentos sociais e populares, de organização de grupos e dos profissionais da área da saúde. Por este motivo, uma de suas vertentes é construída e apoiada na educação popular, que é libertadora, comprometida e participativa, visto que se baseia na realidade da comunidade, no saber do povo e no seu cotidiano.

Entendemos que para promover a saúde com responsabilidade faz-se necessário, primeiro, integrar as instâncias: federal, estadual e municipal, que são os caminhos legais para a obtenção de recursos e operacionalização do Sistema. Além disso, e não menos importante, é a combinação de estratégias que envolvam o indivíduo, a família e a comunidade, para que, a culminância seja a melhoria das condições de vida da população como um todo.

Embora a saúde seja um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, uma enorme contradição é desvelada: por um lado, uma conquista social; por outro lado, uma crise, ímpar, vivenciada diariamente pelos usuários e profissionais da Saúde.

Diante disto, é desnecessário dizer que devemos buscar iniciativas que desencadeiem mudanças, que estabeleçam mecanismos capazes de assegurar e concretizar esta conquista. Discutir a integralidade que perpassa a formação profissional e a educação permanente, estimular o trabalho em equipe, dialogar com os profissionais da saúde e com a assistência aos usuários deve ser o foco principal destas ações.

A premissa básica é a de que o campo da saúde não é privativo de um núcleo profissional, porque cuida e envolve pessoas; é um projeto coletivo, espaços de escuta, acolhimento, diálogos e relação de ética, enfim, valores diversos.

Uma educação em saúde inclui, também, políticas públicas preventivas, focada em resultados terapêuticos, comprometidos com desenvolvimento da solidariedade, cidadania e envolvidos com qualidade de vida e na promoção das pessoas. Temos que continuar buscando uma conscientização maior de todos os setores, para sejamos capacitados a anunciar e denunciar, com conhecimento de causa, as coisas boas e as distorções que ainda ocorrem neste Sistema. Assim, alcançaremos a plena realização do trabalho humano e a transformação desta realidade para a libertação dos nossos direitos como usuários da Saúde.

A Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Saúde da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, FETAGRS, trabalha em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (SES) para esclarecer e divulgar, especificamente aos agricultores e agricultoras – e de uma forma mais ampla a toda sociedade – as informações relevantes sobre seus direitos e deveres. Buscamos um sistema de saúde universal, acessível, humanizado e de qualidade e onde os princípios básicos sejam cumpridos, deixando de ser uma mercadoria nas mãos de profissionais capitalistas. Desta forma, todos poderão usufruir dos benefícios que são disponibilizados, de forma consciente, integrando qualidade de vida, saúde, valores solidários, equidade, desenvolvimento, cidadania e participação.

Equipe Responsável
Jaciara Muller – jaciara@fetagrs.org.br – Diretora
Paula Rosana Fortunato – paula@fetagrs.org.br

 

 

 

 

 

 

Normativas, legislações, documentos e demais arquivos referentes a esta pasta estão disponíveis para download. Basta clicar em Menu -> downloads, e pesquisar pelo departamento correspondente ao tema.