NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? CONHEÇA OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

 

“[…] nós envelheceremos um dia, se tivermos este privilégio. Olhemos, portanto, para as pessoas idosas como nós seremos no futuro. Reconheçamos que as pessoas idosas são únicas, com necessidades e talentos e capacidades individuais, e não um grupo homogêneo por causa da idade.” Kofi Annan

 

O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem acontecendo em esferas mundiais e traz uma série de questões vivenciadas pela sociedade, especialmente no que se refere às Políticas Públicas Nacionais. Estima-se que o Brasil, em 2025, será considerado o sexto país do mundo em número de idosos. As pessoas idosas têm direitos previstos em lei, que devem ser respeitados e garantidos por todos. Direitos previstos na Constituição Federal de 1988, como: atendimento prioritário, direito à saúde, à assistência social cidadania e autonomia, cultura e lazer.

 

A FETAG-RS, através da Comissão Estadual dos Aposentados(as), prioriza também estes direitos, tendo uma bandeira de Luta que defende a Pessoa Idosa no meio rural, visando a qualidade de vida, respeitando a sua história e sua contribuição na construção do Movimento Sindical. “Não importa a idade que temos, nós nunca negamos coragem e compromisso com as lutas. Somos o passado, o presente e o futuro da caminhada deste movimento na construção de um país justo, soberano e igualitário”. (Contag)