INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.553

INFORMATIVO N° 1.553

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 27/7/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

REUNIÃO COM PRODUTORES INTEGRADOS DISCUTE CUSTO DE PRODUÇÃO NA CADEIA

 

No sábado (24), em Nova Roma do Sul, a Fetag-RS, em conjunto com a CADEC, organizou reunião com a participação de aproximadamente 80 produtores de peru integrados da empresa JBS. Também participaram os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Ipê e Nova Roma do Sul.

Na oportunidade, foram discutidos temas como a organização dos produtores, o papel da CADEC, dos sindicatos, da Fetag-RS e dos produtores, além de demandas do setor.

O ponto principal foi a apresentação do trabalho realizado conjuntamente entre os produtores representados pela CADEC e a Fetag-RS para a construção do custo de produção. Através dos dados levantados com um grupo de produtores e empresas locais, que levou em consideração as características modais da região, foi consolidada uma unidade típica de produção de Perus, com objetivo de representar a realidade das unidades de produção inseridas nesta região sob o sistema de integração.

O trabalho realizado evidenciou a necessidade da atualização do preço pago ao produtor, o que atualmente é a principal reivindicação da categoria. Considerando os custos fixos e variáveis dessa unidade típica, foi apresentado um quadro que revela prejuízo a cada lote entregue. Através desses dados a Fetag-RS e os produtores esperam contribuir para o avanço nas negociações da remuneração paga ao produtor juntamente com a empresa integradora.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “a federação entende o momento complicado que o setor vive devido ao aumento nos custos de produção e acredita que é fundamental que produtores e indústrias dialoguem para resolver juntos os problemas. A Fetag-RS está disposição para auxiliar no que for preciso”.

PROGRAMA JOVEM SABER INICIA NA REGIONAL SANTA ROSA

 

O Programa Nacional Jovem Saber é um programa de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural oferecido pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, como forma de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical.

 

Na última sexta-feira (23) cerca de 20 jovens trabalhadores(as) rurais da Regional Sindical Santa Rosa estiveram reunidos no Sítio Agroecológico Santa Fé, localizado no meio rural de Santa Rosa, para a realização do primeiro módulo de formação. A Coordenadora Estadual de Jovens da FETAG-RS, Jaciara Muller e o assessor da juventude, Giovane Zortea estiveram dialogando com os participantes sobre sujeito, identidade e cidadania. Ainda durante a tarde o grupo teve a oportunidade de conhecer os espaços agroecológicos do Sítio.

Para Jaciara “estes espaços de formação e construção são fundamentais para que os jovens estejam inseridos nas suas famílias, na sociedade e principalmente, no movimento sindical. A juventude rural está com novo perfil, novos desafios, novos anseios e o movimento sindical precisa buscar ouvir e auxiliá-los para que continuem na atividade”.

O programa é um instrumento de formação no qual os(as) jovens organizam-se em grupos de estudo em seus municípios e, com o apoio do Sindicato, Federação e CONTAG, se capacitam utilizando cartilhas (virtuais ou impressas) e tarefas de estudo. Além de conhecer as bandeiras de luta do MSTTR, por meio do Programa Jovem Saber, conhecer melhor o município onde vive e as oportunidades que podem existir nele, vão saber como agir para tornar a comunidade em que se vive um lugar melhor, conhecer seus direitos e como fazer para que sejam respeitados.

FRIO INTENSO NESTA SEMANA NO RS

A semana anterior praticamente não registrou chuvas nas áreas produtoras de arroz, mesmo com a passagem de uma frente fria, mas o RS teve temperaturas perto de zero ou até negativas com o posterior avanço de uma massa de ar de origem polar.

Neste momento, a água disponível no solo se encontra acima dos 70% em todo o RS. Uma frente fria passa rapidamente nesta segunda (26) pelo Rio Grande do Sul, mas vem com pontos de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Mesmo com previsão de chuva isolada, espera-se um incremento de até 10% na umidade do solo, embora os índices ainda estejam confortáveis.

Já o frio que vem na retaguarda do sistema é intenso e a temperatura cai muito rapidamente já na terça-feira (27) no RS e ganha força no restante da semana. Se espera uma onda de frio tão forte quanto a última, com valores de temperaturas negativos, especialmente em áreas mais altas e condição para geadas amplas pelo menos até a sexta-feira (30). Porém, é uma onda de frio mais curta e a partir do sábado as mínimas se elevam. Posteriormente, a partir do domingo (1º), o tempo volta a mudar e a chuva retorna novamente.

Fronteira Oeste

Mais nuvens do que chuva na Fronteira Oeste com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Campanha

Mais nuvens do que chuva na Campanha com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Central

Chuva isolada e de baixo acumulado na região central com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Planície Costeira Interna

Chuva isolada e de baixo acumulado na Planície Costeira Interna com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (27). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Planície Costeira Externa

Chuva isolada e de baixo acumulado na Planície Costeira Externa com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com temperaturas que se aproximam de zero grau. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Zona Sul

Mais nuvens do que chuva na Zona Sul com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Fonte: IRGA com informações do Somar Meteorologia

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.