INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.589

INFORMATIVO N° 1.589

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 14/12/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

FETAG-RS SOLICITA AMPLIAÇÃO DO ZONEAMENTO DA SOJA

Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (13), que foi intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch, presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva conversou com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, sobre o zoneamento agrícola da soja.

Joel reforçou o pedido da federação para que seja aberta uma janela de 15 dias para o zoneamento agrícola da soja no Estado. O pedido se justifica devido a forte estiagem que, mais uma vez, está atingindo o Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, apenas 10% da soja prevista foi plantada. Para a próxima quinzena as previsões apontam para período de chuva, o que favorecerá o plantio.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a abertura da janela é fundamental para que os produtores rurais sejam amparados pelo Proagro, dando mais segurança para que o plantio seja realizado. Vale lembrar que a soja é uma cultura fundamental para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

A ministra Teresa Cristina afirmou que está empenhada na busca de soluções para ajudar os produtores neste momento de dificuldades.

RS: CLIMA PREJUDICA PLANTIO DA SOJA

 

Se no país o plantio de soja está praticamente concluído, no Rio Grande do Sul o clima prejudica o avanço dos trabalhos. Na safra passada o estado foi o segundo maior produtor nacional, ultrapassando as 20 milhões de toneladas e para a safra 21/22 a expectativa é boa. Porém nas últimas semanas o clima seco aliado a altas temperaturas e ventos dificulta o progresso do plantio.

De acordo com a Emater/RS o plantio está em 85% da área total estimada. Da área plantada, 99% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto 1% está em fase de floração. Para esta semana há previsão de chuva para o Estado mas com baixa intensidade. Entre segunda (13/12) e quarta-feira (15/12), a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Centro-Norte do Rio Grande do Sul pode provocar temporais com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de primavera-verão, principalmente nos setores Leste e Nordeste.

Na maioria das localidades do Estado, os volumes esperados são inferiores a 20 mm. Os maiores acumulados para a próxima semana deverão ocorrer na região Nordeste. Os dados são do  Boletim Integrado Agrometeorológico, emitido por órgãos estaduais de agricultura. O país vive o segundo ano consecutivo de La Niña, o que impacta diretamente na escassez de chuvas no Sul.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Rio Grande do Sul prevê plantar 6.2 milhões de hectares com a oleaginosa, avanço de 3,7% e tem uma produção esperada de 21.2 milhões de toneladas.

Fonte: Portal Agrolink 

 

CONFAZ AUTORIZA ISENÇÃO DE ICMS PARA EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO NO RS E ES

Atendendo a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), formado por secretários de Fazenda dos 26 estados e Distrito Federal, publicou, na sexta (10), o Convênio ICMS nº 214. A medida permite que os estados do Rio Grande do Sul e Espírito Santo tenham também isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas com equipamentos de irrigação.

“Trata-se de uma conquista da CNA, uma vez que fizemos a interlocução com o Confaz solicitando a ampliação de estados que permitam esse benefício”, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Com a nova determinação, agora são nove estados que contam com o benefício: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Assim, os estados ficam autorizados a conceder isenção do ICMS incidente nas operações internas com irrigadores e sistemas de irrigação para uso na agricultura ou horticultura, por aspersão ou gotejamento, inclusive os elementos integrantes desses sistemas, como máquinas, aparelhos, equipamentos, dispositivos e instrumentos.

Fonte: Portal Agro em Dia

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.