INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.614
INFORMATIVO N° 1.614
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira
DATA: 22/03/2022
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo desta terça-feira está no ar!
Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados. Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.
As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!
E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS
Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!
AGRICULTURA FAMILIAR ORGANIZA NOVAS MOBILIZAÇÕES
A direção da Fetag-RS, juntamente com os(as) coordenadores(as) regionais, em reunião na tarde de hoje(21), por videoconferência, decidiu pela realização de novas mobilizações. Os dias passam e até agora nenhuma medida concreta em apoio aos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares atingidos(as) pela estiagem foi anunciada pelo Governo Federal. O governo do Estado fez alguns anúncios, mas ainda existem outras pautas da Fetag-RS que permanecem sem respostas.
A agricultura e a pecuária familiar estão enfrentando um momento extremamente complicado devido a mais um período de forte estiagem que castigou as lavouras, porém, os governos fecham os olhos para o problema e deixam o(a) produtor(a) rural abandonado à própria sorte.
Após inúmeras reuniões com representantes dos governos e promessas e mais promessas de medidas, nada aconteceu. Sendo assim, não resta outra alternativa ao Movimento Sindical além de ir novamente para as ruas, assim como ocorreu no dia 16 de fevereiro, no Grito de Alerta, em Ijuí.
A decisão de realizar novas mobilizações está tomada. Ao longo desta semana, a Fetag-RS, em conjunto com os seus 321 Sindicatos estará formatando os próximos passos e dará maiores detalhes para a imprensa.
FETAG-RS E BANCO DO BRASIL TRATAM SOBRE CRÉDITO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Na tarde desta sexta-feira (18), a Fetag-RS e o Banco do Brasil dialogaram através de videoconferência sobre Contratação de Custeio de Inverno na Safra 2021/2022, Proagro e Prorrogações. O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, e a assessora de política agrícola, Carla Schuh, representaram a federação.
Durante a reunião, além dos temas ligados a contratação da safra de inverno, também foi tratado sobre os problemas que os(as) agricultores(as) familiares vêm enfrentando devido a estiagem que castigou o Estado nos últimos meses. O gerente de Agronegócios do Banco do Brasil, Anderson Quevedo, garantiu o banco está fazendo o possível, dentro das regras do Manual de Crédito Rural, para auxiliar os agricultores na renegociação de seus. Também chamou a atenção para que seja agilizada a contratação dos custeios de inverno tendo em vista um possível aumento da taxa de juros no próximo Plano Safra, ou a falta de disponibilidade de insumos agrícola devido a guerra na Rússia.
A Fetag-RS solicitou ao Banco do Brasil que seja flexibilizada a prorrogação das operações de Custeio e Investimento vencidas e vincendas e que não estão amparadas pelo Proagro, até que sejam publicadas as medidas de renegociação de dívidas do Governo Federal, evitando assim que os agricultores fiquem inadimplentes ou impedidos de tomar novos financiamentos.
“Através do convênio Coban, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado prestam um importante serviço para a agricultura e pecuária familiar. A reunião de hoje foi um momento para esclarecimento de dúvidas dos representantes das nossas regionais e para fortalecer os laços entre as partes, o que é bom para os associados dos STRs”, disse Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag-RS.
RS DEVE TER CHUVA FORTE ENTRE TERÇA E SEXTA-FEIRA
Choveu pouco sobre o Rio Grande do Sul na semana passada, apesar da passagem de uma frente fria na última sexta-feira (18). A passagem de uma frente fria causa chuva forte no Estado entre terça (22) e sexta-feira (25). Estimam-se pouco mais de 100 milímetros na Fronteira Oeste, por exemplo.
Entre sexta-feira desta semana e a segunda-feira da semana que vem (28), espera-se tempo seco e ensolarado na maior parte das áreas produtoras.
A sucessão de massas de ar frio deixará a temperatura baixa pelos próximos sete dias. A partir da terça-feira da semana que vem (29), a chuva forte retornará pela Fronteira Oeste.
Fonte: Portal Agrolink
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.