INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.638

INFORMATIVO N° 1.638

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 28/6/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

FETAG-RS SOLICITA APOIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA A PAUTA DO PLANO SAFRA 2022/2023

 

Nesta segunda-feira (27), o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, esteve na Assembleia Legislativa para entregar documento em que a Federação apresenta suas solicitações para o próximo Plano Safra. O objetivo é o de obter o apoio dos parlamentares gaúchos, estaduais e federais, para evitar que programas essenciais para a agricultura e a pecuária familiar fiquem sem recursos.

A entrega da pauta foi realizada para o superintendente da Assembleia Legislativa, Genil José Pavan, que representou o presidente do parlamento, Valdeci de Oliveira, que está afastado devido a covid-19.

Joel solicitou que a Assembleia e a Comissão da Agricultura do Estado pressionem o Governo Federal para que ele valorize a agricultura e a pecuária familiar do Brasil, em especial a do Rio Grande do Sul. “A ação precisa ser rápida, pois o Plano Safra será anunciado nesta semana”.

A Frente Parlamentar da Agropecuária esteve representada pelos deputados estaduais Elton Weber, que preside a Frente, e Carlos Búrigo.

MOBILIZAÇÃO FETAG-RS – SEMANA DE MÃOS DADAS

Devido a fatores como a preocupação da Fetag-RS em torno do Plano Safra 2022/2023, das pautas da estiagem que até o momento não foram atendidas e a todo o cenário adverso que a agricultura e pecuária familiar têm enfrentado nos últimos meses, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão mobilizados a partir de hoje, segunda-feira (27/6) e até a próxima sexta-feira (1/7) para a Semana de Mãos Dadas – Unidos em Prol do Plano Safra 2022/2023.

Durante a semana, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais se mobilizarão junto as Câmaras de Vereadores, prefeituras, parlamentares da bancada gaúcha em Brasília e entidades para alertar sobre a necessidade de apoio governamental para a categoria dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares.

A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado têm acompanhado com apreensão as discussões em torno do Plano Safra 2022/2023, que será anunciado na próxima quarta-feira (29), pois o cenário que se desenha é o de falta de recursos para programas fundamentais para o desenvolvimento rural, dentre eles o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro Mais), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ainda, existe forte necessidade de que as pautas relacionadas a estiagem, que castigou as lavouras gaúchas no final de 2021 e início de 2022 e que seguem causando prejuízos até agora, sejam atendidas de forma urgente.

Neste momento, precisamos do apoio de todos(as) para que a agricultura e a pecuária familiar possam seguir produzindo alimentos.

CHUVA DEVE VOLTAR A TODO O RIO GRANDE DO SUL NESTA TERÇA-FEIRA

A previsão é de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28). De acordo com a Climatempo, isso acontece devido à instabilidade em altos níveis da atmosfera (o que, tecnicamente, recebe o nome de cavado meteorológico) e à formação, pela noite, de uma nova frente fria na costa gaúcha. Na Fronteira Oeste, no Sul, na Campanha e na Região Central, o dia já começa chuvoso. Nas demais regiões, deve chover a partir da tarde. A chuva deve ocorrer de forma contínua, de intensidade moderada a forte, em todo o Estado.

O maior acumulado, de 30 mm, está previsto principalmente para municípios do Sul (como Tavares, Santa Vitória do Palmar e Piratini) e da Fronteira Oeste (como Santana do Livramento e São Francisco de Assis). O volume representa entre 22% e 26% da média do mês nesses locais.

A mínima do dia no Estado ocorre em Pedras Altas, no Sul: 4ºC. A máxima pode alcançar os 27ºC, aparecendo em Vicente Dutra, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, a temperatura vai de 14ºC a 21ºC.

Na quarta-feira (29), as condições para chuva diminuem drasticamente no Estado: o predomínio deve ser de sol e tempo firme. Há apenas uma baixa chance de algumas cidades no Litoral Norte terem chuva leve durante a madrugada.

A influência da massa de ar frio vai fazer as temperaturas ficarem baixas em todas as regiões, com possibilidade de mínimas invertidas (quando são registradas à noite). A menor temperatura do dia, de 1ºC, pode ocorrer em Pedras Altas. Vicente Dutra e Novo Tiradentes, municípios do Norte, marcam a máxima, de 21ºC. Na Capital, os termômetros variam entre 10ºC e 16ºC.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira (28):

Região Metropolitana: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Em Esteio, os termômetros variam de 14°C a 21°C.

Serra gaúcha: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Em Vacaria, os termômetros variam de 9°C a 15°C.

Litoral Norte: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Em Torres, os termômetros variam de 9°C a 19°C.

Litoral Sul: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento.  Em Rio Grande, os termômetros variam entre 10°C e 14°C.

Região Norte: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 12°C a 20°C.

Região Noroeste: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 12°C a 17°C.

Região Sul: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento. Em Canguçu, os termômetros variam de 6°C a 11°C.

Região Central: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento. Em Santa Maria, os termômetros variam de 12°C a 19°C.

Campanha gaúcha: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento. Em Candiota, os termômetros variam de 8°C a 12°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira (28) terá tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 9°C a 14°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta terça-feira (28):

Capital: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 7°C e máxima de 15°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 11°C e máxima de 20°C.
Santa Maria: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 11°C e máxima de 17°C.
Santa Rosa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 11°C e máxima de 19°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C.
Torres: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 14°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 16°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 8°C e máxima de 14°C.
Tramandaí: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.
Xangri-Lá: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Capão da Canoa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
São Borja: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 21°C.
Santa Cruz do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 19°C.
Lajeado: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.

Fonte: ClicRBS

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.