INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.779
INFORMATIVO N° 1.779
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 21/03/2024
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo desta quinta-feira está no ar!
Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados. Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.
ATENÇÃO AGRICULTOR(A): ESTÁ NA HORA DE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA
O mês de março tradicionalmente é marcado pelo início do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, e em 2024 não será diferente. Sabendo que o processo de preenchimento é considerado difícil por muitos, a Fetag-RS realizou, no dia 14/3, capacitação sobre Declaração do Imposto de Renda 2024 no escopo do Programa Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federa, para que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais possam auxiliar agricultores e pecuaristas familiares que necessitem de auxílio.
A capacitação aconteceu através de videoconferência e reuniu cerca de 330 funcionários e dirigentes sindicais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O treinamento foi ministrado por Cláudio Murelo, auditor da Receita Federal, com a colaboração de Gilson Cesar Borges de Almeida, analista tributário e representante regional do Programa Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal, e contou com a participação de técnicos da Receita Federal dos três estados.
O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, um dos coordenadores do treinamento, afirma que “agora, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) dos três estados estão aptos a prestar o serviço a todos que necessitarem. Sabemos que é um processo muitas vezes complicado, em especial para aquelas pessoas que não dominam a tecnologia nem tem o conhecimento para seguir as regras de preenchimento da declaração. É mais um serviço que a agricultura e a pecuária familiar podem buscar no STR”.
A declaração anual de Imposto de Renda terá seu prazo de entrega finalizado no dia 31 de maio.
Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município para mais informações.
SEMINÁRIO NA EXPOAGRO AFUBRA DISCUTE SOLO E ÁGUA NA AGRICULTURA FAMILIAR
A Expoagro Afubra foi palco do Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, promovido pela Fetag-RS, pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Afubra, Senar e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O seminário contou com palestras e espaço para debate entre os participantes. O engenheiro agrônomo da Afubra, Dionis Ricardo Henker, tratou sobre interação química, física e biológica na conservação do solo para o aumento da produtividade, e o engenheiro florestal Jackson Brilhante, doutor em Ciência do Solo e coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+RS, abordou as contribuições das tecnologias do Plano ABC+RS para conservação do solo e da água.
De acordo com o coordenador da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Cristian Wagner, o seminário permitiu aos agricultores momentos de reflexão sobre a importância de preservar o solo e a água. “existem projetos e ações que visam a conservação desses recursos e o agricultor precisa conhecê-los para que possa implementar na sua propriedade”.
Para 1ª secretária da Fetag-RS, Camila Rode, que representou a federação no evento, “a agricultura familiar é grande interessada em preservar o solo e a água, pois ele depende disso para poder cultivar alimentos. Terra boa e água na medida certa são a base para a produção no campo. Infelizmente, grande parte da sociedade enxerga o agricultor como vilão, mas isso não está correto”.
TEMPO MUDA NESTE PRIMEIRO DIA DE OUTONO
O Outono começou no Brasil às 00h06 minutos, desta quarta-feira (20/03), horário de Brasília e mudanças no tempo são esperadas hoje com a chegada de uma grande frente fria no Sul do Brasil que vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, este sistema entra no Rio Grande do Sul à noite. A previsão é de muita nebulosidade e chuva na região oeste, campanha e sul do estado, com alerta para tempestades (temporais + chuva volumosa). Para a faixa dos vales, metropolitana, serrana norte e Missões, o sol aparece ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Alerta para temporais nessas regiões ao longo do dia.
Destaque para calor acentuado ao longo do dia. As rajadas de vento sopram com intensidade ao longo do dia. N faixa oeste, campanha e sul, onde as rajadas variam entre 51 e 70 km/h e para a faixa central e norte do estado, onde as rajadas variam entre 40 e 50 km/h.
Essa chuva será benéfica para a manutenção da umidade no solo para o desenvolvimento das lavouras do milho segunda-safra. O Paraná, que vem enfrentando maior déficit hídrico e estresse térmico, as chuvas não serão tão volumosas e homogêneas, mas devem trazer um alívio para o calorão e deve ajudar a aumentar um pouco a umidade nas lavouras.
Na quinta-feira (21/03), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. A condição será de muita nebulosidade e chuva, com alerta para temporais em toda a faixa dos vales, Missões, metropolitana, norte e serrana. Para o restante do estado, a condição será de muita nebulosidade, entretanto com chuva mais reduzida ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio na região.
Na sexta-feira (22/03), o sol aparece ao longo do dia, sem chuva. A temperatura diminui.
Fonte: Climatempo
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.