INFORMATIVOS
INFORMATIVO N° 1.792
INFORMATIVO N° 1.792
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 16/5/2024
SITE: www.fetagrs.org.br
Informativo desta quinta-feira está no ar!
Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados. Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.
CONTAG, FEDERAÇÕES E SINDICATOS VÃO RECEBER DOAÇÕES PARA AGRICULTORES FAMILIARES GAÚCHOS NO 24º GRITO DA TERRA BRASIL
A situação vivida pelo Rio Grande do Sul é preocupante, diversos municípios foram devastados e os estragos atingem áreas rurais e urbanas. Por este motivo, a CONTAG, durante o 24º Grito da Terra Brasil, nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília/DF, estará mobilizando a campanha Campo Conectado pelo Bem. Agricultores e agricultoras familiares de todo o País, que virão para a mobilização, trarão doações para a população rural gaúcha, assim como toda a sociedade da capital federal poderá participar dessa importante ação.
“A terra gaúcha, conhecida pela sua rica produção agrícola familiar, passa por um momento muito difícil. As inundações castigam o estado, afetando milhares de pessoas. Nossos companheiros e companheiras perderam suas colheitas, suas casas, seus trabalhos e entes queridos. Os animais sobreviventes também sofrem com a falta de água e alimentos. A fome se torna uma realidade cada vez mais presente para todos e todas”, compartilha a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
SERÃO ARRECADADOS OS SEGUINTES ITENS:
Água / Colchões / Roupas de cama e toalhas de banho / Cobertores / Material de higiene e limpeza
Sacos de lixos / Talheres descartáveis / Fraldas adultas e infantis / Mamadeiras e bicos infantis
Leite em pó / Rações para animais / Cestas básicas / Absorventes / Roupas íntimas / Roupas em geral
As doações podem ser entregues no dia 20/05 na Tenda da Saúde, no Estacionamento 01 do Parque da Cidade (08h às 19h) e, no dia 21/05, na Tenda da Saúde na Esplanada dos Ministérios (09h às 14h). “Você poderá contribuir para ajudar o povo gaúcho a superar esse momento tão difícil. Lembrando que continuaremos recebendo doações através do PIX da Federação”, continua a secretária.
Doações pelo PIX da Federação: CNPJ: 92.886.860.0001/92
(FETAG-RS – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul)
“Junte-se a nós nesta grande corrente de solidariedade. Vamos fazer a diferença na vida dos companheiros e companheiras que, nesse momento, precisam tanto da nossa ajuda”, finaliza.
MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da CONTAG
Verônica Tozzi (61) 2102-2288 / 99115-4444 / [email protected]
Fonte: Contag
FETAG-RS REIVINDICA PRIORIDADE NA ANÁLISE E PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PARA O RS
Diante do cenário caótico e visando a gerar fonte de renda às famílias agricultoras, minimizando os efeitos da catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul, a Fetag-RS, encaminhou ofícios a diversos órgãos do INSS e Previdência Social, reivindicando algumas ações consideradas urgentes em relação aos benefícios previdenciários.
Dentre elas estão:
- Que sejam colocados em status de prioridade máxima os julgamentos dos recursos ordinários, recursos especiais e incidentes processuais dos segurados do RS, que estão aguardando decisão junto ao Conselho de Recursos da Previdência Social. Muitos recursos administrativos aguardam julgamento há mais de dois anos;
- Que o INSS coloque como prioridade a análise e a implantação dos recursos administrativos com decisão favorável aos segurados;
- Que possam ser revistos, “de ofício”, os indeferimentos indevidos, realizados de forma automática, sem análise dos documentos anexados, sem promover exigências, tais como: segurado presidente de associação sem finalidade lucrativa; segurado com áreas em condomínios que computam a área total (inclusive dos demais condôminos) e não somente a área explorada; segurado especial com inscrição no CEI/CAEP que o sistema não reconhece como segurado especial.
A Fetag-RS considera tais medidas como imprescindíveis no sentido de garantir recursos às famílias de agricultores que foram severamente atingidas, pois essa renda garantirá, o mínimo, para a reconstrução e recuperação de severas perdas materiais, já que os benefícios previdenciários se constituem em uma valorosa fonte de recurso, às famílias do meio rural, além da economia das pequenas localidades, município e do próprio Estado e País.
RS TERÁ VOLTA DA CHUVA NESTA QUINTA-FEIRA; FRIO SEGUE ATÉ O FIM DE SEMANA
Depois de dois dias com predomínio de sol e tempo firme, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (16). A instabilidade deve atingir principalmente a metade norte do Estado, com alerta para risco de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h. O frio intenso, contudo, perde força e a previsão é de que as mínimas não sejam tão baixas quanto as registradas nesta quarta-feira (15).
De acordo com Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, a temperatura continuará baixa durante toda a tarde desta quarta, devido à influência do ar polar. Já na quinta, essa massa de ar frio começa a se deslocar para o oceano e perde força, mas os termômetros não conseguirão se elevar tanto por conta do tempo nublado e chuvoso.
Em São José dos Ausentes, a temperatura varia entre 4°C e 15°C, enquanto em Porto Alegre a mínima deve ser de 8°C e, a máxima, de 14°C. Em Caxias do Sul e em Passo Fundo, os termômetros devem registrar variação entre 10°C e 19°C.
A especialista explica que a instabilidade retorna em decorrência da formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que ajudará a canalizar o transporte de umidade da região norte do Brasil para o RS. A chuva deve ser de intensidade moderada a forte, atingindo sobretudo Região Metropolitana, Serra, Vales, Centro, Norte, Noroeste e Missões. Na Capital e em Passo Fundo, por exemplo, os acumulados podem chegar a 20 milímetros — a média para o mês, costuma variar entre 140 e 180 milímetros.
— Há alertas para temporais e ventos de até 70 km/h. Essa chuva será mais fraca de manhã, mas ganha intensidade no decorrer do dia. Áreas mais ao Sul, Oeste e Campanha têm condição para tempo nublado e garoa. Será mais forte na metade Norte — afirma Patrícia.
Previsão do tempo até o final de semana
Sexta-feira
Na sexta-feira (17), o tempo continua fechado e chuvoso, especialmente no norte do RS, devido ao avanço de uma nova frente fria. A chuva pode ser forte em alguns períodos e novamente haverá risco de temporais. Os acumulados devem aumentar, chegando a 70 milímetros em cidades como Passo Fundo e Erechim. Em Caxias do Sul, pode chegar a 60 milímetros e, em Porto Alegre, a 40 milímetros.
Nas áreas mais ao Sul, Fronteira Oeste e região de Santa Maria, não deve ter chuva, somente aumento de nebulosidade. A entrada de uma massa de ar frio também começará a derrubar novamente as temperaturas na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 8°C e 17°C, enquanto na capital gaúcha a mínima será de 10°C e, a máxima, de 15°C.
Sábado
No sábado (18), as regiões mais ao norte do Estado, principalmente próximas da divisa com Santa Catarina, ainda podem ter condição de garoa e tempo nublado. Nas demais áreas, o tempo fica firme, com nebulosidade, mas sem previsão de chuva.
Haverá condição para geada na Campanha e a temperatura baixa mais. Em Bagé, a mínima prevista é de 4°C e, a máxima, de 13°C. Em São José dos Ausentes, os termômetros variam entre 5°C e 11°C. Já em Santa Maria, a variação será de 7°C para 14°C, enquanto em Porto Alegre, de 10°C para 17°C.
Domingo
O domingo (19) deve ter predominância de tempo firme em toda a metade Oeste, ainda com influência da massa de ar frio, que vai se deslocar mais pelo oceano. Pode haver nebulosidade na Serra, nos Vales, na Região Metropolitana, na Campanha e no Sul, com chance de chuva mais fraca durante todo o dia. A temperatura seguirá baixa, com mínima de 5°C em Bagé e de 11°C na Capital.
Fonte: GZH
A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.