INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.835

INFORMATIVO N° 1.835

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  12/12/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

NOTA DE REPÚDIO

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), representante dos agricultores e pecuaristas familiares produtores de leite, vem a público manifestar seu profundo repúdio às recentes denúncias de adulteração de produtos lácteos envolvendo a empresa Dielat, sediada em Taquara.

É fundamental destacar que tais denúncias, conduzidas pelo Ministério Público, devem ser investigadas com o máximo rigor, a fim de coibir quaisquer práticas ilícitas eventualmente realizadas pela empresa, sendo que, caso comprovados, os responsáveis devem ser penalizados de forma exemplar. Contudo, é importante frisar que esse caso se trata de um episódio isolado e pontual e que não reflete as práticas implementadas pelo conjunto da cadeia produtiva no estado.

Além disso, vale ressaltar que tal episódio não tem relação com as propriedades rurais, pois os produtores de leite gaúchos seguem rigorosos padrões de produção, conforme as normas e regulamentações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Portanto, é seguro afirmar que o leite produzido e industrializado no Rio Grande do Sul é reconhecido por sua altíssima qualidade, fruto de processos criteriosos que garantem a segurança alimentar de todos os consumidores.

V SEMINÁRIO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL REÚNE LIDERANÇAS E ESPECIALISTAS PARA DEBATE SOBRE O FUTURO DO SETOR

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, a FETAG-RS promoveu o V Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, evento que reuniu técnicos, especialistas e lideranças sindicais. O objetivo foi proporcionar trocas de experiências e momentos de aprendizagem.

O primeiro dia foi marcado por oficinas temáticas sobre assuntos práticos e do dia a dia, como crédito rural, laudos, Proagro, emissão de notas fiscais eletrônicas e gestão de outorgas d’água.

No segundo dia, além da abertura oficial, foram realizadas palestras com especialistas, como Marcos Kazmierczak, que abordou as mudanças climáticas, e Gilson Bittencourt, que explicou as políticas de crédito rural e seu impacto na vida dos produtores. Já Carlos Reisser Junior falou sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e como ele ajuda a lidar com os desafios do clima no campo.

Para Eugênio Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, “foram dois dias em que tratamos de temas que fazem parte da rotina da agricultura familiar e que necessitam de atenção constante, em especial as mudanças climáticas, já que as projeções futuras são preocupantes e requerem ações imediatas”.

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Elton Weber e o representante do deputado federal Heitor Schuch, Diego Kiefer.

QUINTA-FEIRA TERÁ TEMPO FIRME E TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS NO RIO GRANDE DO SUL

A quinta-feira (12) será de tempo firme e de temperaturas mais elevadas na maior parte do Rio Grande do Sul. A tendência é que o sol apareça nas diferentes localidades do Estado ao longo da manhã e da tarde, entre poucas nuvens.

Nebulosidade e pancadas de chuva poderão ser observadas em algumas cidades da Fronteira Oeste, como Itaqui e Maçambará, entre a tarde e a noite.  O motivo se deve ao avanço de uma área de instabilidade do interior do continente em direção à região.

Para os dias seguintes, deve ocorrer um aumento da sensação de abafamento. Além disso, a tendência é de retorno de períodos de instabilidade por todo o território gaúcho, impulsionados pela atuação de um sistema de baixa pressão que se forma sobre o Paraguai, canalizando a umidade da região Amazônica e partindo em direção ao sul do Brasil.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana

A quarta-feira começa ensolarada e, a partir da tarde, é esperado um aumento de nuvens, mas sem chuva. Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 18ºC e a máxima chega aos 31ºC.

Campanha

O dia será de sol entre nuvens durante o dia. À noite, a nebulosidade predomina, sem previsão de chuva. Em Bagé, o termômetro varia entre 16ºC e 29ºC.

Fronteira Oeste

A previsão para a Fronteira Oeste é de sol com algumas nuvens durante o dia em cidades como Uruguaiana e São Borja, sem chuva. No entanto, municípios como Itaqui e Maçambará podem ter períodos de instabilidade. Em Uruguaiana, a temperatura varia entre 18ºC e 30ºC.

Litoral Norte

No Litoral Norte, a quinta-feira será de sol com algumas nuvens durante o dia. À noite, o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. Em Torres, a mínima atinge 19ºC e a máxima 26ºC.

Litoral Sul

Para o Litoral Sul, é esperado o predomínio de sol com algumas nuvens ao longo do dia. À noite, o céu volta a ficar limpo. Em Rio Grande, a temperatura varia entre 18ºC e 25ºC.

Região Central

O tempo será de sol com algumas nuvens, sem chance de chuva. Em Santa Maria, a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima, de 32ºC.

Região Noroeste

A quinta-feira será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado à noite. Em Ijuí, a temperatura varia entre 20ºC e 30ºC.

Região Norte

A previsão é que o dia comece com sol entre nuvens e siga pelo período da tarde, com a possibilidade de pancadas isoladas. A nebulosidade predomina à noite. Em Passo Fundo, a mínima será de 17ºC e a máxima de 28ºC.

Região Sul

Cidades da região podem observar névoa ao amanhecer, mas o dia segue com de sol entre algumas nuvens. Em Canguçu, a mínima será de 16ºC e a máxima de 27ºC.

Serra

Deve predominar na região serrana períodos de sol entre algumas nuvens. Em Bento Gonçalves, a temperatura fica entre 16ºC e 28ºC.

Fonte: GZH

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.