INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1375

REDAÇÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 06/08/2019

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 319 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.


A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!
 

 

 

MARCHA DAS MARGARIDAS REUNIRÁ 100 MIL MULHERES EM BRASÍLIA 

Realizada a cada quatro anos, a Marcha das Margaridas 2019 está em fase final de planejamento. Faltando uma semana para o grande ato, mulheres de todo o Brasil marcarão presença na marcha, marcada para os dias 13 e 14 de agosto.

A Marcha da Margaridas é o maior evento de mulheres da América Latina e leva esse nome em homenagem a Margarida Maria Alves, grande liderança de defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, que foi assassinada em 1983.              

Em 2019, as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas irão para Brasília levar propostas e evitar retrocessos sociais, além de exigir o fim do racismo e da violência contra a mulher, defendendo os direitos humanos e o meio ambiente.              Do Rio Grande do Sul, uma caravana de cerca de 500 pessoas partirá rumo a capital federal. Representando a FETAG-RS estarão o presidente Carlos Joel da Silva, as diretoras Elisete Hintz, Lérida Pavanelo e Diana Hahn, e a assessora Paula Fortunato.                             

 

 

 

INSCRIÇÕES DE AGROINDÚSTRIAS PARA EXPOINTER 2019 SUPERAM NÚMERO DO ANO PASSADO              

Foi realizada ontem, na Casa de Música da Ospa, em Porto Alegre, a cerimônia de lançamento oficial da Expointer 2019, que chega a sua 42ª edição. A FETAG-RS, mais uma vez, estará presente na maior feira a céu aberto da América Latina auxiliando na organização e coordenação do pavilhão da agricultura familiar, e na exposição de animais, tais como gado de corte e leiteiro, além dos pequenos animais.               

Para a edição de 2019, a FETAG-RS conta com aumento do número de inscritos para comercialização dentro do pavilhão da agricultura familiar, ampliado no ano passado e que agora conta com uma área total de 7,6 mil m2, tornando o fluxo de pessoas mais ágil e permitindo um expressivo aumento no número de agroindústrias. Neste ano, 316 agroindústrias poderão comercializar seus produtos em um dos espaços de maior movimentação de público da feira. Em 2018, foram 285 expositores, contra 201 da edição de 2017.               

No ano passado, o pavilhão da agricultura familiar atingiu a marca de R$4 milhões em comercialização. De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “o objetivo é repetir esse valor, mas podemos acreditar em números até mesmo superiores”. Em relação ao aumento do número de expositores, Joel afirma que “a Expointer é uma grande oportunidade para que as agroindústrias apresentem seus produtos e façam boas vendas. O agricultor sabe disso e quer estar presente”.              Aos agricultores familiares que desejam visitar a feira através de excursões, é preciso procurar os sindicatos dos trabalhadores rurais de seu município para realizar a inscrição que isenta o pagamento do ingresso ao parque. As visitas estão marcadas para os dias 28, 29 e 30 de agosto.       
 

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA

 
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.