INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1432

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 14/4/2020

SITE: www.fetagrs.org.br

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

  

A PEDIDO DA FETAG-RS, CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA É PRORROGADO

 

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), atendendo a uma demanda da FETAG-RS, anunciou na última segunda-feira (13) a prorrogação do prazo de vacinação contra a Febre Aftosa por mais 10 dias. Agora, os produtores rurais terão até o dia 24 para realizar a imunização do rebanho.

 

A demanda para prorrogação do prazo surgiu após as dificuldades encontradas em virtude da pandemia de Coronavírus que está afetando todos os serviços, inclusive nos serviços agropecuários.

 

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “fizemos o pedido na manhã da segunda-feira (14), pois muitos produtores fazem parte do grupo de risco do Coronavírus e estão sendo orientados a ficar em casa, não podendo sair para comprar as vacinas. Nos últimos dias, algumas regiões do Estado sofreram com a falta das vacinas, sendo mais um entrave para o cumprimento desta etapa. A prorrogação do prazo era fundamental”.

 

Como o Estado deverá pleitear ainda no mês de maio a evolução de seu status sanitário para zona livre de febre aftosa, O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a antecipação desta que deverá ser a última etapa de vacinação do rebanho gaúcho contra a doença que afeta bovinos e bubalinos. “A evolução do status sanitário é importante, mas para que isso aconteça, devemos realizar esta etapa da imunização, pois ela ainda é obrigatória e deve ser comprovada. Esta prorrogação não trará nenhum prejuízo ao Rio Grande do Sul, completa Joel.

 

Para evitar aglomerações e facilitar a comprovação da imunização, a entrega dos comprovantes pode ser realizada por e-mail ou por whatsapp, cuja relação pode ser encontrada no site da Secretaria da Agricultura. Este prazo também foi prorrogado, encerrando-se no dia 30 de abril.

 

 

 

 

A PEDIDO DA FETAG-RS, PORTARIA AUTORIZA VENDAS DAS AGROINDÚSTRIAS EM TODO O ESTADO


A pandemia de Coronavírus que atinge o Rio Grande do Sul está afetando diretamente a agricultura familiar gaúcha. Em virtude de decretos dos municípios e do Governo do Estado, feiras e eventos estão sendo cancelados ou adiados, sem previsão de retorno, causando prejuízos para muitas famílias que já haviam se preparado para comercializar suas produções.

 
Visando a criar alternativas que minimizem os prejuízos para as famílias gaúchas, a pedido da FETAG-RS, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emitiu uma portaria autorizando as agroindústrias familiares em todo o território do Estado mesmo não estejam submetidas ao SUSAF, sistema que cria uma equivalência do Sistema de Inspeção Municipal ao Estadual. Anualmente, para que as agroindústrias possam comercializar no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, o secretário da agricultura emite uma portaria nos mesmos moldes da que passa a vigorar a partir de hoje.

De acordo com vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “a portaria foi uma demanda da FETAG-RS prontamente atendida pela Secretaria da Agricultura. Nós precisávamos criar alguma alternativa que ajudasse as famílias a escoarem suas produções, já que muitas delas haviam se preparado para as feiras que estavam marcadas. Não resolve todo o problema, mas é um auxílio importante’.

 

 

 

 

RS: SEMANA TERÁ QUEDAS DE TEMPERATURA

 

 

Após chuva na segunda-feira da semana passada (6), o Rio Grande do Sul passou por uma semana com tempo mais seco e queda acentuada da temperatura. Desde quarta-feira passada (8), os únicos acumulados significativos foram registrados em Riozinho, na Planície Costeira Externa, além de Pelotas, ambas com 13 milímetros.

 

A chuva retorna no decorrer desta segunda-feira (13), mas o acumulado será baixo, a distribuição irregular e a duração curta. Enquanto áreas do Sul, Leste e Norte do Rio Grande do Sul receberão algo entre 20 e 50mm, na Fronteira Oeste, o tempo permanecerá seco.

 

Na quarta-feira (15), a temperatura declina e a mínima cai para menos de 8°C na Fronteira Oeste. Um próximo evento de chuva é esperado a partir do dia 20 de abril, mas também com baixo acumulado.

 

Fronteira Oeste

 

A passagem de uma frente fria causa chuva inferior aos 5mm em boa parte da Fronteira Oeste nesta segunda-feira (13). Aliás, espera-se bem mais vento que chuva forte com rajadas entre 50km/h e 60km/h nesta terça (14). Entre quarta (15) e quinta-feira (16), a temperatura entra em declínio e a mínima alcança 8°C. No fim de semana, a amplitude térmica aumenta e a chuva retornará a partir da segunda-feira da próxima semana (20), mas com baixo acumulado.

 

Campanha

 

A passagem de uma frente fria causa chuva inferior aos 5mm em boa parte da Campanha entre segunda (13) e terça-feira (14). Aliás, espera-se bem mais vento que chuva forte com rajadas entre 50km/h e 60km/h nesta terça-feira. Entre quarta (15) e quinta-feira (16), a temperatura entra em declínio e a mínima alcança 10°C. No fim de semana, a amplitude térmica aumenta e a chuva retornará a partir da segunda-feira da próxima semana (20), mas com baixo acumulado.

 

Central

 

A passagem de uma frente fria causa chuva inferior aos 10mm em boa parte da Região Central entre segunda (13) e terça-feira (14). Aliás, espera-se bem mais vento que chuva forte com rajadas entre 50km/h e 60km/h nesta terça-feira. Entre quarta (15) e quinta-feira (16), a temperatura entra em declínio e a mínima alcança 9°C. No fim de semana, a amplitude térmica aumenta e a chuva retornará a partir da segunda-feira da próxima semana (20), mas com baixo acumulado.

 

Planície Costeira Interna

 

A passagem de uma frente fria traz chuva em torno dos 20mm especialmente aos municípios mais próximos da costa entre segunda (13) e quarta-feira (15). Atenção aos ventos fortes na terça-feira (14) com rajadas em torno dos 70km/h. A amplitude térmica será baixa com termômetros entre 17°C e 22°C na maior parte da semana. A próxima chuva fraca é esperada a partir da segunda-feira da semana que vem (20).

 

Planície Costeira Externa

 

A passagem de uma frente fria traz chuva em torno dos 15mm especialmente aos municípios mais próximos da costa entre segunda (13) e terça-feira (14). Os ventos moderados soprarão a uma velocidade entre 40km/h e 50km/h na maior parte da semana e a temperatura mais baixa será observada na quarta-feira (15) com 17°C. A partir do fim de semana, a temperatura da madrugada voltará a subir e a próxima chuva fraca é esperada a partir da terça-feira da semana que vem (21).

 

Zona Sul

 

A passagem de uma frente fria causa chuva inferior aos 5mm em boa parte da Zona Sul entre segunda (13) e terça-feira (14). Aliás, espera-se bem mais vento que chuva forte com rajadas entre 50km/h e 60km/h nesta terça-feira. Entre quarta (15) e quinta-feira (16) , a temperatura entra em declínio e a mínima alcança 12°C. No fim de semana, a amplitude térmica aumenta e a chuva retornará a partir da segunda-feira da próxima semana (20), mas com baixo acumulado.

 

Fonte: Portal Agrolink

 

 

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.